terça-feira, 1 de setembro de 2015

CATALEPSIA - MORTE APARENTE - SALVO PELO GONGO

"Salvo pelo gongo".
Significado: Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos.

Histórico: O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.

Só que, às vezes, ao abrir os caixões, os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo. Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma fita no pulso do defunto, que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada em um sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.

Antigamente, havia casos reais de pessoas que eram enterradas vivas de fato. Isto ocorria principalmente quando o "defunto" em questão sofria de "catalepsia".

A catalepsia é uma doença rara em que os membros e músculos se tornam rígidos e sem contrações, e a pessoas que sofrem desta doença podem passar horas nesta situação em um momento de crise. Até o começo do século 20, os médicos não contavam com meios precisos para distinguir uma crise de catalepsia com um óbito. Na Inglaterra dos séculos 18 e 19 existia um pânico generalizado na população de sofrer de catalepsia e ser enterrado vivo. Muitos fabricantes de caixões e túmulos haviam inventado uma série de artifícios para uma pessoa poder avisar dentro do caixão, que estava viva de fato.

Atualmente, os especialistas afirmam que o risco de uma pessoa com catalepsia ser confundida com uma pessoa morta é zero, pois já existem equipamentos tecnológicos que, quando corretamente utilizados, não falham ao definir os sinais vitais e permitem atestar o óbito com precisão.



3 comentários:

  1. Interessantíssimo, nunca havia ouvido nenhuma explicação sobre o ditado "Salvo pelo congo"...Conversarei com meus alunos sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Maria, pois a intenção do Blog, embora de enfase religiosa, mas entramos em assuntos de tanatologia e cientificos em geral, o que vem a servir de conteúdo para todos os que tem interesse. Como professor, também sei o quanto é entusiasmante ter uma informação que acrescente à nossa didática. Agradeço sua visita, e estamos à sua disposição no nosso Blog. Também é seu.

      Pr. Charles Maciel Vieira, Dr.Th.

      Excluir
  2. Oficialmente, consta que a origem da expressão "salvo pelo gongo" tenha vindo do boxe, já que somente o gongo interrompe a contagem do lutador que foi a nocaute.

    ResponderExcluir