sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Com intermédio do papa Francisco, Estados Unidos e Cuba reatam relações diplomáticas

Obama e Raul Castro

A Guerra Fria enfim, acabou. Foi desta maneira que muitos analistas políticos comentaram o anúncio da retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba após 53 anos. A volta do diálogo foi intermediada pelo papa Francisco, que recebeu o presidente Barack Obama no Vaticano e enviou cartas aos líderes cubanos.

O rompimento das relações entre os dois governos aconteceu em 1961, quando os Estados Unidos fechou sua Embaixada em Cuba como reação à aproximação do país da União Soviética e à ascensão do governo comunista na ilha.

Posteriormente, os Estados Unidos declararam embargo econômico a Cuba, impondo ao país um isolamento significativo. “Não é só uma frase de efeito, mas a Guerra Fria acabou hoje [ontem] às 15h01″, afirmou o jornalista Fernando Morais, autor do livro “A Ilha”, em entrevista à Folha de S. Paulo.

O momento histórico para o continente americano foi anunciado com menções enfáticas ao pontífice católico. “Quero agradecer particularmente à Sua Santidade, o papa Francisco, por demonstrar com seu exemplo moral, a importância de se lutar por um mundo como ele deveria ser, não como ele é”, disse Obama.

O presidente cubano, Raul Castro, também mencionou o intermédio feito pelo líder católico, agradecendo “as gestões do Vaticano, especialmente do papa Francisco”.

Com a volta do diálogo, a reabertura da Embaixada norte-americana em Havana e a permissão da retomada do turismo na ilha, é possível que a economia de Cuba dê um salto de crescimento significativo por conta do turismo. O embargo econômico não chega ao fim automaticamente pois existem leis nos Estados Unidos que impedem as relações comerciais entre os dois países.

“Por causa da curta distância entre os países, o turismo ficará ainda mais fácil. Com esses 6 milhões a mais de americanos, estima-se um aumento na economia de US$ 15 bilhões, cifra que representa 25% do PIB de Cuba […] O anúncio foi inesperado. Finalmente Obama fez jus ao prêmio Nobel que ganhou. O reatamento das relações vai produzir uma mudança imediata na economia cubana. A viagem de avião entre Miami e Havana leva 18 minutos. Certamente eles vão colocar ferryboat para as pessoas irem de carro. É uma revolução. É importante”, comentou Fernando Morais.


Com o anúncio da retomada do diálogo entre os dois países, o papa Francisco manifestou “viva satisfação” com a atitude das autoridades de Estados Unidos e Cuba em buscar medidas que tenham como “objetivo superar, em nome do interesse de seus respectivos cidadãos, as dificuldades que marcaram suas histórias recentes”.

A aproximação entre Obama e Castro teve seu primeiro registro público há um ano, durante o funeral de Nelson Mandela, na África do Sul, quando os dois presidentes se encontraram e se cumprimentaram cordialmente, marcando o primeiro contato entre os mandatários de Estados Unidos e Cuba após 52 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário