quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Estudo oficial aponta existência de 370 mil usuários de crack no país



Brasília, 19 set (EFE).- O Brasil possui pelo menos 370 mil usuários de crack, uma droga elaborada a partir de resíduos de cocaína e que se estendeu por todas as regiões do país, principalmente na região nordeste, segundo um estudo oficial apresentado nesta quinta-feira.

O relatório, elaborado em conjunto pela Secretaria Nacional Antidrogas e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, também apontou que 14% dos viciados em crack têm menos de 18 anos.
De acordo com o estudo, 78,7% dos usuários são homens, solteiros, com uma idade média de 30 anos e, em sua grande maioria, negros, pardos ou indígenas pertencentes às classes mais pobres.
O estudo revelou que 78,9% dos viciados desejam ser submetido a algum tipo de tratamento, embora só 20% tenham procurado centros de saúde em busca de ajuda.
"São dados que mostram que devemos ter uma total preocupação com este tema", afirmou o titular da Secretaria Nacional Antidrogas, Vitore Maximiano, ao apresentar o estudo.
O secretário nacional explicou que um dos dados mais "surpreendentes" é o que aponta que 40% dos usuários de crack se encontram no nordeste do país, região que, até então, estava entre as zonas com menor incidência de uso de drogas.O estudo atribui a forte presença do crack nessa região ao baixo custo dessa droga, que é muito mais barata que a cocaína e outros entorpecentes e, portanto, se torna mais acessível aos mais pobres.

Para a elaboração do estudo, realizado entre março e dezembro do último ano, 25 mil pessoas de todo o país foram entrevistadas, as quais eram questionadas sobre diversos assuntos relacionados às drogas, relações familiares e entorno social. EFE

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/estudo-oficial-aponta-exist%C3%AAncia-370-mil-usu%C3%A1rios-crack-163510463.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário