terça-feira, 23 de julho de 2013

NOMES BÍBLICOS DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO


2. No novo testamento - O novo testamento também tem duas palavras , derivadas da Septuaginta, quais sejam, ekklesia , de ek e Kaleo , “chamar para fora”, “convocar”, e synagoge , de syn e ago , significando “reunir-se” ou “reunir”. Synagoge é empregada
exclusivamente para denotar , quer as reuniões religiosas dos judeus, quer os edifícios em que eles se reuniam par o culto público, ( Mt 4:23 ; At 13:43; Ap 2:9 ; 3:9). O termo Ekklesia , porém, geralmente designa a igreja neotestamentária, embora nums
poucos lugares denote assembéias civis comuns,(At 19:32,39,4l). No novo testamento , Jesus foi o primeiro a fazer uso da palavra, e Ele a aplicou ao grupo dos que se reuniram em torno dele, ( Mt 16:18) , reconheceram-no publicamente como seu Senhor e
aceitaram os princípios do reino de Deus . Mais tarde, como resultado da expansão da igreja, a palavra adquiriu várias significações. Igrejas foram estabelecidas em toda parte; e eram também chamadas Ekklesiai , desde que eram manifestações da
Igreja Universal de Cristo. A) Com muita freqüência a palavra ekklesia designa um círculo de crentes de alguma localidade definida, uma igreja local, independentemente da questão se esses crentes estão reunidos para o culto ou não. Algumas passagens
apresentam a idéia de que se acham reunidos, (At 5:11 ;11:26 ; 1 Co 11:18 ; 14:19,28,35); enquanto que outras não (Rm 16:4 ; 1Co 16:1 ; Gl 1:2 ; 1 Ts 2:14, etc.B) Nalguns casos, a palavra denota o que se pode denominar ekklesia doméstica, igreja na casa de alguma pessoa. Ao que parece nos tempos apostólicos, pessoas importantes por sua riqueza ou por outras razões separavam em seus lares um amplo cômodo para o serviço divino. Acham-se
exemplos deste uso da palavra em (Rm 6:23; 1Co 16:19; Cl 4:15 ; Fm 2).Finalmente , em seu sentido mais compreensivo, a palavra se refere a todo o corpo de fiéis, quer no céu , quer na terra, que se
uniram ou se unirão a Cristo como seu Salvador. Este uso da palavra acha-se principalmente nas cartas de Paulo aos Efésios e aos Colossenses, mais frequentemente na primeira destas ( Ef 1:22;
3:10,21 ; 5:23-25,27,32 ; Cl 1:18,24).


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

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