sexta-feira, 28 de junho de 2024

Rute, a Mulher Determinada

 


Rute, a Mulher Determinada

(Rute Cap.1)

(Autor: Pr. Charles Maciel Vieira)

 

Introdução

O homem Elimeleque sai de Belém de Judá com sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom, para a terra de Moabe. Seus filhos se casam com mulheres moabitas. Ficaram quase 10 anos em Moabe. (Rute 1.1-4)

 

·         Elimeleque - Noemi

·         Quiliom    - Orfa

·         Malom      - Rute

 

Elimeleque morreu. Depois os dois filhos morreram também.

Ficaram as três viúvas. (Rute 1.3, 5).

Noemi ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão (Rute 1.6).

Levantou-se Noemi e suas duas noras para voltarem para a terra de Judá (Rute 1.7).

 

A Decisão de Rute

Noemi disse para suas duas noras voltarem para o seu povo e os seus deuses (Rute 1.11-13).

Orfa beijou a sogra e foi embora. Rute se apegou a Noemi (Rute 1.14).

 

Rute decidiu:

·         - continuar na fé

·         - não abandonar o barco no momento de luto

·         - andar com quem anda com Deus

 

O Posicionamento de Rute perante Noemi

(Rute 1.16-17)

·         - Não vou te abandonar

·         - Continuarei te seguindo

·         - Aonde quer que tu fores, irei eu

·         - Onde deitares, deitarei eu

·         - O teu povo é o meu povo

·         - O teu Deus é o meu Deus

·         - Onde morreres, morrerei eu

·         - Somente a morte poderá me separar de ti.

 

A lei do rabisco do campo

(Moisés tinha escrito na lei que o que caísse no chão não poderia ser pego, mas deixaria para os pobres que viriam atrás ra biscando o campo, ou pegando o que caísse para não passarem fome)

- Rute foi rabiscar no campo de Boaz (Rute 2.2-3)

- Boaz perguntou ao seu encarregado: quem é essa moça diferente ?

- Essa é a moça mobita que não abandonou Noemi e está trabalhando rabiscando o campo para ter o que comer.

 

 

A Benção de Deus Sobre a Vida de Rute

- Boaz (Boaz simboliza Deus) fala com bondade para Rute:

. Não vá trabalhar em outro campo, aqui estás segura (2.8)

. Se tiver sede, aqui tem água para beber (2.9)

. Já dei ordem aos homens: Ninguém encosta a mão nela, ela é protegida (2.9)

. Rute se humilha perante Boaz: Por que eu tenho achado graça diante de ti, sendo estrangeira ? Boaz responde: você não abandonou Noemi, não abandonou a fé, o Senhor tem Pleno Galardão (Benção) para a sua vida (2.10-12)

- Boaz chama Rute para assentar-se à mesa (Mesa fala de comunhão) (2.14)

 

 

Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

Nenhum comentário:

Postar um comentário