terça-feira, 21 de outubro de 2014

HERESIOLOGIA - ISLAMISMO - As Divisões do Islamismo


"Logo após a morte de Maomé, houve um cisma no cerne do islamismo. Vejamos os grupos que resultaram desta separação": 

Xiitas - Esta facção do Islã representa não mais de 10% ou 15% de toda a comunidade islâmica no mundo, estando presentes, sobretudo, no Irã. Basicamente, os xiitas se caracterizaram por determinar que somente os descendentes diretos do profeta poderiam almejar o califado. Essa reivindicação parecia ser a única coisa que realmente interessava aos seus proclamadores, mas não para os que se achavam em terras iraquianas, os quais, além das reivindicações do califado excluído, alegavam que um legítimo partidário de Ali, começando pelo próprio Ali, era um guia espiritualmente nomeado, agraciado por Allah com conhecimentos especiais. 

Sunitas - O crescimento acelerado da fé islâmica confrontou seus adeptos com outras questões cruciais e mais complexas que aquelas que já eram aplicadas e praticadas entre os fiéis. Esta dificuldade proporcionou o levantamento de questões acerca da conduta em áreas que iam além dos limites da Arábia, nas quais as imposições corânicas se mostraram insuficientes ou inaplicáveis. Quando da manifestação destes problemas, os líderes espirituais apelavam para a sunna (conduta ou prática) de Maomé em Medina, empregada para o exercício do Hadith (tradições), nas quais encontravam suas decisões e julgamentos de caráter social. Os muçulmanos que passaram a adotar este método para dirimir problemas dentro da comunidade islâmica receberam o nome de sunitas. Constituem 90% da população islâmica no mundo. 

Sufistas - É uma das correntes mais antigas. Surgiu no século 9 e é também a mais mística do islamismo. Os sufistas enfatizam a relação pessoal com Deus e praticam rituais que incluem danças e exercícios de respiração para atingir um estado místico. São membros praticantes do sufismo os faquires, da Índia e outras regiões da Ásia, e os dervixes, da Turquia. Historicamente, o islamismo tem sido marcado pelo surgimento de movimentos, grupos e correntes de maior ou menor envolvimento político, de linhas fundamentalista (conservadora) ou moderna.

Fonte: http://www.elnet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário