sábado, 31 de agosto de 2013

Pobres porque não pensamos à maneira de Deus! (Jocum)


Com um tom de ensino e um caráter de discipulado, Matt Rawlins e Landa Cope têm trazido uma Palavra de renovo aos jocumeiros, levando-os a refletir sobre aquilo em que acreditam no que diz respeito ao Governo, à Família, Igreja, entre outras áreas da Sociedade. Nesse sentido, durante as noites, Matt e Landa promoveram dinâmicas para exercitar a aplicabilidade daquilo que estão nos ensinando sobre resolução de conflitos, dificuldades de comunicação, entre outros assuntos afins a essa área relacional. “Senhor, torna-nos humildes!”. Essa foi uma das frases fortes utilizadas por Matt Rawlins durante o devocional que ele nos trouxe na noite de ontem (19/12 – Quarta-feira). Com uma reflexão sobre humildade, Matt nos mostrou a importância de clamarmos a Deus pela Sua humildade em nossas vidas para que consigamos crescer como cristãos, tanto em nível relacional como em nível de liderança, reforçando claramente que discipulado é aprendizado e que ser cristão é igual a ser humilde, já que o Deus de todo o Universo é o ser mais humilde de todos!

Assim, depois de uma noite inspiradora em que também tivemos Landa autografando o seu livro recém-lançado em Português (O Template Social do Antigo Testamento ), na manhã do penúltimo dia da Conferência, fomos levados à reflexão com testemunhos dados por Bráulia Ribeiro a respeito do trabalho jocumeiro de luta contra o infanticídio “Aktini ” e também das vitórias alcançadas por Jocum para o bem do Reino, do povo e da Sociedade em relação a isso quando, na ONU, foi movida uma ação em protesto a esse crime contra a vida, beneficiando tanto os indígenas no Brasil quanto a vida de crianças chinesas que são constantemente ameaçadas de sofrerem abortos com total apoio e incentivo do Governo de lá. Citando pensamentos de Madre Tereza de Calcutá, Bráulia nos levou a refletir sobre a Lei Brasileira sobre Aborto, justo depois de nos ter alertado sobre a inconformação de grandes nomes que militam na área de direitos humanos a respeito da enorme liberalidade dessa Lei do Aborto e do absurdo desrespeito contra a liberdade individual presente na Lei Brasileira contra a Homofobia.

Então, nessa atmosfera de alerta, de convocatória para uma reflexão crítica em relação àquilo em que cremos enquanto evangélicos brasileiros, Landa Cope trouxe uma palavra fortemente profética sobre Sexualidade à luz da Bíblia, na qual focou posicionamentos que todos devemos ter enquanto cristãos sobre liberalidade sexual, sobre aborto, sobre sexo antes do casamento, entre outros temas afins. Nesse sentido, Landa afirmou claramente: “você não precisa fazer sexo antes de casar para saber se vale a pena casar com essa ou aquela pessoa. Em um mundo em que milhões de pessoas morrem de doenças venéreas, milhares de milhões de crianças sofrem por conta de doenças congênitas oriundas de doenças venéreas de seus pais, é impossível acreditar naqueles que dizem que não há problema algum no sexo sem compromisso“. Assim, de maneira bem didática, Landa nos levou a ver a importância de pensarmos como Deus pensa em relação a esse assunto que todo o mundo comenta, que todos nós gostamos, mas, na grande maioria das vezes, temos vergonha de comentar sobre.

Em seqüência ao intervalo para um café, fomos recepcionados por um doce som ambiente e, então, Landa começa a nos levar para um forte momento de reflexão sobre a Economia. Nesse contexto, ela levou a família jocumeira presente a enxergar o pensamento budista que há por trás da postura de orar sem agir, clamar sem ação; a perceber a idéia comunista tão amplamente adotada pelo mundo que há por trás do falar que o segredo do problema da Economia é o crescimento populacional, entre outros perigos no que diz respeito aos nossos valores!

Assim, com esse novo olhar, o qual traz consigo um caráter bíblico e conectado com quem Deus é e com o que Ele pensa sobre as mais diversas áreas da Sociedade, Landa Cope continuou nos alertando sobre as perspectivas que precisamos ter em relação à Economia: “se você não tem trabalhado com pensamentos bíblicos dentro daquilo que você acredita, você não ajuda o mundo a ser transformado, mas só espalha desesperança e trabalha em prol daquilo que se opõe à vida“.

Por fim, Landa ainda segue com seu alerta: “enquanto cristãos, se vocês estiverem pensando como brasileiros, Deus não vai ajudar em nada a nação de vocês. Então, se vocês estiverem com uma cultura cujas bases não estão de acordo com Deus, vocês precisam jogar fora a cultura e assimilar a cultura do Reino “.

“Ai, essa doeu! Essa doeu!” – podia-se ouvir dizer entre os presentes. Mesmo doendo, ficou claro para todos nós enquanto evangélicos, que precisamos praticar essas verdades, pois,temos de agir diante desse apelo que Deus tem feito nesses últimos dias para que façamos e sejamos a diferença na Sociedade.
“Por favor, cresçam, assumam a responsabilidade de vocês e, em nome de Jesus, transformem a sua nação!”(Landa Cope).

N’Ele, por Ele e com Ele,

Saulo & Daniela Xavier
Conferência Nacional de Jocum 2007

Fonte: http://www.jocum.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário