Páginas

terça-feira, 18 de abril de 2023

VERTENTES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 



Existem várias vertentes da teologia sistemática, e diferentes teólogos podem ter diferentes classificações. No entanto, aqui estão algumas das principais vertentes da teologia sistemática:

Teologia Reformada: também conhecida como Calvinista, essa vertente enfatiza a soberania de Deus em todas as coisas, incluindo a salvação. Ela é baseada nas doutrinas da graça, predestinação, depravação total, expiação limitada e perseverança dos santos.

Teologia Arminiana: essa vertente enfatiza a liberdade da vontade humana e a responsabilidade do indivíduo em aceitar a salvação oferecida por Deus. Ela é baseada nas doutrinas da eleição condicional, graça preveniente, expiação universal e possibilidade de apostasia.

Teologia Liberal: essa vertente enfatiza a importância da razão humana na interpretação da Bíblia e tende a enfatizar mais a ética do que a doutrina. Ela tende a questionar ou rejeitar certas doutrinas consideradas fundamentais por outras vertentes da teologia cristã, como a divindade de Jesus e a veracidade dos milagres.

Teologia Pentecostal: essa vertente enfatiza a experiência do batismo no Espírito Santo e a manifestação dos dons espirituais, como falar em línguas, profecia, cura divina, entre outros. Ela também enfatiza a importância da adoração e do louvor.

Teologia Católica: essa vertente é baseada na tradição da Igreja Católica, além da Bíblia, e enfatiza a autoridade do Papa e do Magistério para interpretar as Escrituras. Ela também enfatiza a importância dos sacramentos, como a Eucaristia e a Confissão.


Essas são apenas algumas das principais vertentes da teologia sistemática. Há muitas outras, algumas das quais podem ser derivadas dessas ou ser independentes delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário