Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DIÁLOGO SOBRE JUDAÍSMO E DÍZIMOS


  Toda semana eu sou indagado por alunos, seminaristas, outros mestres, e pessoas que querem saber mais sobre a Palavra de Deus, afim de tirar as suas dúvidas. Nesta semana eu fui indagado sobre questões judaicas, antigo testamento e dízimos, e penso que será interessante postar aqui. Chamarei a pessoa de "MADRE" que significa "mãe" em espanhol, e eu serei "PR.CHARLES", meu nome normal. Segue o diálogo abaixo:

MADRE: Oi boa noite! Graça e paz do Senhor Jesus!

PR.CHARLES: Graça e Paz em Jesus!

MADRE: Me chamo MADRE sou cristã desde 2008, depois de algum tempo afastada eu retornei a casa do Pai e tenho sentido a necessidade de conhecer mais a respeito da verdade !
  Sei que o Senhor ministra diversos cursos seminários de teologia infelizmente eu não tenho condições de pagar por eles apesar do imenso desejo de adquirir esse entendimento.
  Tenho uma principal dúvida quanto a determinado assunto e tenho lido algumas interpretações e ao expô-las  nas redes fui massacrada por comentários intolerantes  vindas de líderes espirituais e gostaria de saber se o senhor poderia me responder essa pergunta?

PR.CHARLES: Irmã MADRE, Paz em Jesus. Peço perdão na demora de lhe responder, pois ontem à noite a minha internet ficou horrível. Mas a irmã pode sim fazer a pergunta, com certeza.

MADRE: Paz Amado ufa que bom que respondeu! Fiquei preocupada! Pois tenho sido muito oprimida pelas minhas dúvidas, e não hã cristãos dispostos a ensinar o discipulado de Cristo e é isso que busco, e infelizmente não tenho encontrado, mas vamos a pergunta:
  O sacerdócio levítico foi encerrado quando Cristo se fez nosso sumo sacerdote?
  Referência hebreus 7.12

PR.CHARLES: Ok. A pergunta é simples e boa. Primeiramente, temos de separar duas coisas: Judaísmo e Cristianismo. Embora a Igreja tenha nascido dentro do Judaísmo, e Jesus nasceu judeu, mas a Igreja (Noiva de Jesus/ Corpo de Cristo) não é judaica. O Judaísmo existe até hoje, mas nunca aceitaram a Jesus como o Messias que havia de vir. Existem alguns grupos chamados de "judeus messiânicos" e inclusive "igrejas messiânicas" que se esforçam em judaizar ou impor costumes judaicos dentro das igrejas atuais. Quanto ao sacerdócio da tribo de Levi, também podemos ler como sacerdócio araônico (de Arão, que era da tribo de Levi), hoje no ensinamento da Palavra de Deus, Jesus é o nosso intercessor, ou seja, nosso sumo-sacerdote. Nós, povo de Deus, não somos povo judeu, mas somos Igreja do Senhor Jesus, o que é ensinado na Palavra. Não há ensinamento de Jesus, de Paulo, de Pedro, de João, e demais autores do Novo Testamento sobre uma continuidade de um sacerdócio levítico, pois na verdade, fomos introduzidos no Reino do sumo sacerdote Jesus, nosso Deus e Salvador. Acabei de ler a passagem bíblica que a irmã escreveu. Existe algo muito importante: nunca forme ensinamento ou doutrina com um versículo isolado ou só. Sempre leia o texto junto com o contexto. O texto é o versículo ou passagem bíblica que vc está lendo, e o Contexto é o que vem escrito antes e depois. Então lendo o capítulo 7 todo, texto + contexto, verificamos: a base está em Melquisedeque e Abraão como exemplo de sacerdócio antes que existisse Lei de Moisés ou sacerdócio levítico, e finaliza o restante do texto apontando para um sacerdócio perfeito: o do Filho, Jesus, como sumo sacerdote, segundo a Ordem de Melquisedeque, que é antes do sacerdócio araônico.

MADRE: Então a lei descrita no livro de levíticos e tbm quanto ao dízimo é válida para nós gentios adotados por Deus através da cruz de Cristo ou somente para os judeus?

PR.CHARLES: Bem, caso eu não procure me basear no livro de Levítico e nem no livro de Malaquias, que fala sobre dízimos e ofertas, ainda assim, eu encontrarei base no Novo Testamento que diz que "digno é o obreiro do seu salário". Nós vemos o ministério de Jesus e o de Paulo sendo sustentado por pessoas que os seguiam, ou seja, não existe ministério que sobreviva sem auxílio monetário. A igreja não é um "negócio", a igreja é representante do Reino de Deus na terra, mas com certeza, seja qual nome que irão usar, "dízimos", "contribuição", "ajuda", toda e qualquer instituição religiosa precisa pagar as suas contas fixas, todo bendito mês. 
Terei que sair um pouco aqui, pois vou almoçar, mas pode deixar as perguntas e dúvidas que eu, com prazer, vou lhe responder.

MADRE: Concordo, mas há obrigatoriedade aos gentios, mediante ameaça, caso não cumpra, serem amaldiçoados?

PR.CHARLES: Não existe uma obrigatoriedade, e qualquer pessoa que faça ameaças, está somente usando o critério do "medo" para mexer com o psicológico. Na realidade, quanto aos dízimos, nós temos é de ter generosidade, e quando formos generosos, não nos prenderemos em "10%", mas daremos bem mais do que isso para a causa da obra. Enquanto formos "mesquinhos" seremos negligentes com a Instituição da qual fazemos parte. Tem conta de luz, água, materiais e outros para pagar, e realmente o dinheiro não virá de Deus para essa obra, mas virá de nossos bolsos.

MADRE: Muito obrigada gostei muito do seus esclarecimentos! Infelizmente não é o que se prega nas igrejas de hj mas devemos buscar o verdadeiro conhecimento ...assim que eu puder irei fazer um curso (Teológico) com o senhor!
  Obrigada mesmo pela disponibilidade em me esclarecer!
  Deus é contigo !

PR.CHARLES: Eu que agradeço MADRE. Graça e Paz em Jesus!

_____________________________



Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

Nenhum comentário:

Postar um comentário