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terça-feira, 11 de outubro de 2016

A EDUCAÇÃO E OS POVOS PRIMITIVOS


  A Educação não é uma atividade circunscrita apenas aos tempos modernos. A História informa que desde a antigüidade, povos conhecidos procuravam de uma forma ou de outra, educar as novas gerações. Além dos povos históricos (China, Egito, índia, Grécia e Roma), que mantinham instituições e mestres dedicados à educação, povos os mais primitivos se mantinham ocupados com a educação. Este sistema de educação era desenvolvido com a participação gradual dos jovens nas tarefas familiares e pela ação dos sacerdotes, mágicos e adivinhos.

A Teoria da Educação
  A teoria da educação surgiu quando o homem deixou de realizar a educação apenas pela experiência e passou a refletir sobre fatos. Os mais importantes filósofos da educação foram os gregos. Platão, que escreveu “A República”, e Aristóteles, com o livro “A Política”, ambos têm como tema central, a educação.

  O que constituiria uma boa educação? O conceito sobre a boa educação sofreu contínuas mudanças com o passar do tempo, sem falar na diferença existente entre o ideal da educação de um povo e o de outro.

A História da Educação
  A China foi um dos primeiros países a possuir escola sistemática. Não eram construídos prédios escolares. O governo não provia escolas, apenas controlava o ensino. De três em três anos era preparado um exame de primeiro grau, que durava um dia. Meses mais tarde realizava- se o exame de segundo grau; o aluno deveria conhecer toda a obra de Confúcio. O grau máximo de ensino, o terceiro grau, era realizado em Pequim, capital da China. O aluno recebia o grau de Mandarim.

  Enquanto o ideal da educação chinesa era o da humildade, o indivíduo devia conservar a educação recebida e passá-la a seus filhos. O ideal da educação grega era o da beleza do corpo e do espírito. Ginástica para o corpo e música para o espírito. A instrução musical consistia no ensino da literatura e da música nacionais. O objetivo era desenvolver o espírito de lealdade à pátria.

  A educação romana era inteiramente ministrada em família. O pai tinha poder ilimitado sobre os filhos e era responsável por sua educação moral, cívica e religiosa. Não existiam escolas, mas o jovem romano devia aprender a reverenciar os deuses, a ler e a conhecer as leis de seu país. O ideal da educação romana era o militar. Ser um herói era o desejo de todo jovem romano.

Educando na Igreja
  O Cristianismo surgiu trazendo um novo sopro de vida em um mundo cujos costumes se haviam corrompido. As escolas começaram a surgir ao lado dos conventos e das igrejas.
Era ensinado, além das doutrinas da igreja e das Escrituras, gramática, dialética, retórica, geometria, aritmética, música e astronomia. A gramática consistia no estudo do conteúdo e das formas literárias. A dialética reduzia-se à lógica formal, enquanto a retórica compreendia o estudo das regras e dos métodos de composição literárias em prosa e verso. A geometria compreendia a atual geografia, história natural e botânica. A aritmética consistia simplesmente de cálculos práticos do dia-a-dia. E a música não passava de um conjunto de regras sobre canções sacras, teoria do som, e relação entre a harmonia e os números.



Fonte: Educação Cristã - EETAD

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