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quarta-feira, 27 de julho de 2016

OS TRÊS AMIGOS DE JÓ - DESTRUINDO A "TEOLOGIA" DOS FALSOS


FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA MACAENSE
Prof. Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

EXEGESE DO ANTIGO TESTAMENTO

Exegese nos livros poéticos

Livro de Jó
Os Três amigos de Jó
Destruindo a “teologia” dos falsos

   Vamos conhecer um pouco melhor os três amigos de Jó. Os três homens eram idosos (Jó 32:6) e mais velhos que Jó (15:10), mas supomos que o mais velho de todos era Elifaz. Seu nome aparece primeiro (2:11), foi ele quem falou primeiro, e, ao que parece, o Senhor o considerava o membro mais velho do trio (42:7). E associado a Temã, um lugar conhecido por sua sabedoria (Jr 49:7). Elifaz baseou seus discursos em duas coisas: nas próprias observações acerca da vida ("Segundo eu tenho visto", "Bem vi eu", "Eis que isto já o havemos inquerido"; Jó 4:8; 5:3, 27, respectivamente) e numa experiência assustadora que teve certa noite (4:12-21). Elifaz confiava muito na tradição (15:18, 1 9), e o Deus que ele adorava era um Legislador rígido. "Acaso, já pereceu algum inocente?" (4:7), perguntou ele, e incontáveis mártires poderiam responder: "Nós!" (Que dizer do Senhor Jesus Cristo?) Elifaz possuía uma teologia inflexível que não deixava muito espaço para a graça de Deus.
   E bem possível que Bildade fosse o segundo mais velho, uma vez que seu nome aparece em segundo lugar e ele fala depois de Elifaz. Pode-se descrever Bildade com uma só palavra: legalista. Seu lema era: "Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores" (8:20). Era capaz de citar provérbios antigos e, assim como Elifaz, tinha profundo respeito pela tradição. Bildade estava certo de que os filhos de Jó haviam morrido porque também eram pecadores (v. 4). Não demonstra sensibilidade alguma pelo amigo sofredor.
   Zofar era o mais jovem dos três e, sem dúvida, o mais dogmático. Fala como um diretor de escola dirigindo-se a uma turma de calouros ignorantes. Sua abordagem insensível é: "Sabe, portanto!" (11:6; 20:4). Não se mostra, de modo algum, um homem misericordioso e diz a Jó que, tendo em vista seus pecados, Deus o estava fazendo sofrer muito menos do que merecia! (11:6). Seu lema era: "Porventura, não sabes tu que desde todos os tempos [...] o júbilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios, momentânea?" (Jó 20:4, 5). É interessante observar que Zofar só se dirige a Jó em duas ocasiões. Ou ele decidiu que não era capaz de refutar a argumentação de Jó, ou considerou uma perda de tempo tentar ajudar o amigo.

   Algumas das palavras desses três homens são boas e verdadeiras, enquanto outras são insensatas. De qualquer modo, por terem uma visão muito restrita, não puderam ajudar o amigo. Sua teologia não era vital nem vibrante, mas sim morta e rígida, e o Deus que tentaram defender era pequeno o suficiente para ser compreendido e explicado. Esses homens são uma ilustração perfeita da declaração de Dorothy Sayers: "Nada é impossível de ser provado caso seu ponto de vista seja suficientemente limitado".
   Por que alguém falaria a um amigo do modo como esses três homens falaram a Jó? Por que estavam tão zangados? Encontramos uma pista nas palavras de Jó: "Assim também vós outros sois nada para mim; vedes os meus males e vos espantais" (6:21). Esses três homens estavam com medo de que as mesmas calamidades acontecessem com eles! Portanto, precisavam defender sua premissa de que Deus recompensa os justos e castiga os perversos. Enquanto fossem "justos", nada de mal lhes aconteceria nesta vida.
   O medo e a raiva muitas vezes andam juntos. Ao afirmar sua integridade e se recusar a dizer que havia pecado, Jó abalou a teologia de seus amigos e tirou deles sua paz e confiança, o que, por sua vez, os deixou zangados. Deus usou Jó para destruir a teologia superficial desses homens e desafiá-los a aprofundar-se no coração e na mente do Senhor. Infelizmente, preferiram o superficial e seguro ao invés do profundo e misterioso.
   Elifaz, Bildade e Zofar têm vários discípulos hoje. Sempre que encontramos uma pessoa que se sente obrigada a explicar tudo, que tem uma resposta pronta para todas as perguntas e uma fórmula fixa para resolver todos os problemas, voltamos ao monturo com Jó e seus três amigos. Quando isso acontecer, devemos nos lembrar das palavras do psicólogo suíço, Paul Tournier:
   Ansiamos quase sempre por uma religião fácil, simples de compreender e simples de seguir; uma religião sem mistérios, sem problemas insolúveis, sem dificuldades inesperadas; uma religião que nos permita escapar de nossa condição humana miserável; uma religião na qual o contato com Deus nos poupe de todo conflito, toda incerteza, todo sofrimento e toda dúvida; em resumo, uma religião sem a cruz.

   Imagino como os três amigos de Jó explicariam a cruz para os dois discípulos de Emaús! (Lc 24:1 3ss).


Bibliografia
Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento Volume III - Warren W. Wiersbe

FRASES DE IMPORTÂNCIA BIBLICA-TEOLÓGICA

Dentre variado conteúdo sem edificação e baboseiras postadas nas redes sociais, precisamos de frases concisas, com profundidade e teor de Deus. Devido a essa necessidade posto aqui algumas frases importantes. - Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.





segunda-feira, 25 de julho de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - RIO DAS OSTRAS-RJ - 20/08/2016 - SÁBADO


CURSO CAPELANIA CRISTÃ - RIO DAS OSTRAS-RJ - 20/08/2016
19ª TURMA DE CAPELANIA


LOCAL: MINISTÉRIO ÁGUAS VIVAS
PASTORA LIDIA MENDONÇA
RUA RUA ANTONIO APICELO, Nº20
BAIRRO NOVA CIDADE - RIO DAS OSTRAS - RJ


DATA: 20 DE AGOSTO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00

OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.


APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO


DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA


MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635

domingo, 17 de julho de 2016

AS VARIAS TEOLOGIAS (PROLEGOMENA)


Este conteúdo foi copiado de forma integral da página: http://doutrinacalvinista.blogspot.com.br , cujo autor é o Pastor e Teólogo Ewerton B. Tokashiki.
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A prolegômena à Teologia Sistemática

O termo prolegômena basicamente significa coisas que devem ser ditas antecipadamente. Uma definição mais precisa pode ser a exposição preliminar dos princípios gerais de uma ciência ou arte. É nesta matéria introdutória à teologia que colocaremos as nossas armas de combate à mesa. Um navio sem um leme, por mais valioso e imponente que seja, será inútil, e até perigoso, por causa de sua desorientação.

A nossa teologia necessariamente possuí uma orientação confessional. Por isso, ao estudarmos a Teologia Reformada sejamos honestos em reconhecer esta premissa e procuremos ser coerentes, em sistematizar toda a nossa teologia partir dos fundamentos do Calvinismo.

A premissa de que toda verdade é verdade de Deus, toda ela se complementa e não se contradiz demonstra como a teologia e filosofia andam de mãos dadas. Gordon J. Spykman adverte-nos ao mencionar que “a dogmática é de demasiada importância para ser confiada a teólogos inseguros de sua orientação filosófica. Sem a filosofia, a teologia se converte numa empreita restrita, superficial e vazia.”[1]

A teologia não pode ser construida arbitrariamente, mas deve seguir uma metodologia clara pela necessidade da sua natureza. Spykman comentando da natureza metodológica da Prolegômena declara que ela "é realmente introdutória, mas não no sentido de que se possa passar por ela e logo abandona-la deixando-a atrás. Não é uma subestrutura racionalmente argumentada que sustém a superestrutura teológica qualificada pela fé. Sua tarefa não é justificar a dogmática aos de fora, mas iniciar uma explicação a partir da sua própria tradição. Por isso, a prolegômena é parte integral do resto da dogmática ao considerar que uma resposta crente à Palavra de Deus é seu contínuo ponto de partida. Ela também está arraigada numa cosmovisão bíblica. Quando submetem-na a um desenvolvimento teórico maior adquire o contorno e a forma de uma filosofia cristã. A teologia necessita dessa classe de marco de referência teórico, e a tarefa da filosofia cristã é, precisamente, oferecer esse tipo de quadro total. Por isso, ao avançar, vou delinear os contornos básicos desta filosofia cristã, como porta teórica e como a perspectiva de contexto para entrar e fazer dogmática reformada. Neste sentido a tarefa é por fundamentos. A filosofia cristã serve para clarificar as pressuposições subjacentes à dogmática, seu paradigma aceito da realidade criada, seu método teológico e sua hermenêutica, seus pontos de referência normativos, e seus conceitos básicos. Proponho que este é o serviço mais autêntico, positivo e útil que uma prolegômena pode prestar."[2]

Divisões gerais da teologia
A teologia é um vasto campo de estudo. Algumas das distinções que darei certamente serão muito úteis para aqueles que, às vezes, se perdem em meio a tantas “teologias”. Podem ser catalogadas dos seguintes modos:

Classificação histórica
1. Teologia Patrística
2. Teologia Escolástica/Medieval
3. Teologia da Reforma
4. Teologia Contemporânea
5. Teologia Pós-moderna

Classificação por áreas de estudo
1. Teologia Bíblica
2. Teologia Filosófica
3. Teologia Histórica
4. Teologia do Antigo testamento
5. Teologia do Novo Testamento
6. Teologia Apologética
7. Teologia Moral
8. Teologia Pastoral
9. Teologia Sistemática (dogmática)

Classificação por concepções confessionais
1. Teologia Católica (Semipelagiana)
2. Teologia Ortodoxa/Oriental
3. Teologia Luterana
4. Teologia Reformada/Calvinista
5. Teologia Arminiana
6. Teologia Pentecostal/Carismática

Classificação por concepções filosóficas
1. Teologia Liberal
2. Teologia Neo-Ortodoxa
3. Teologia Fundamentalista
4. Teologia da Libertação
5. Teologia do Processo
6. Teologia da Esperança
7. Teologia Existencial/Crise
8. Teologia Secular
9. Teologia Feminista
10. Teologia Relacional [teísmo aberto]
11. Teologia Conservadora

A Teologia Sistemática é o centro de convergência onde todas as matérias teológicas se encontram para compartilhar as suas conquistas! A coerência construtiva entre as ciências teológicas, como a exegese, a filosofia, a história, e os padrões confessionais, são organizados num sistema de coerência. Neste sentido ela é uma teologia sistemática.

Notas:
[1] Gordon J. Spykman, Teologia Reformacional (Jenison, TELL, 1994), p. 8
[2] Gordon J. Spykman, op. cit., p. 41


Rev. Ewerton B. Tokashiki
 

terça-feira, 12 de julho de 2016

Ele coletou bebês abortados e os enterrou. Em seguida, descobriram a sua Intenção

Esta postagem é do endereço: http://www.compartilhavel.com/ele-coletou-bebes-abortados-e-os-enterrou-adequadamente/ , e como é essencial para nossa sociedade no combate contra o aborto e conscientização contra o aborto, e a favor da vida.

Deixo claro que quando há concepção, ou seja, vida, a partir do momento em que o semem entra no útero.  - Pr. Charles Maciel Vieira

Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges, na página: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2012/09/obstetra-esclarece-as-principais-duvidas-sobre-a-gravidez-3895811.html# :

-É normal. A perda de sangue no início da gravidez ocorre em quase 20% das gestantes. Esse sangramento ocorre devido à nidação, a fixação do embrião dentro do útero.

-A alimentação da gestante deve ser equilibrada. Frutas, verduras, carnes, cereais e leite devem ser incluídos. O ideal é a gestante comer pouco e fazer de quatro a seis refeições ao dia, bebendo bastante líquido (de um a dois litros de água por dia). Evite massas, doces, bebidas gasosas e álcool. E observe o seu peso, o recomendado é 9 a 12 quilos referentes ao IMC da gestante, que é considerado uma medida saudável para a mãe e o bebê.

-Os movimentos do bebê nesse estágio ainda não são perceptíveis pela mãe. O bebê só pode ser sentido a partir da 18ª semana. Antes disso, o que a gestante sente são os movimentos peristálticos do intestino.

-Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom. Entre a 12ª e a 14ª semanas de gestação é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o sonar Doppler.

-Faça a contagem a partir do último dia da menstruação e considere que a gravidez tem 280 dias, ou 40 semanas. Mas não misture o cálculo das semanas com o dos meses. Isso porque quatro semanas tem 28 dias, não um mês.

-O tempo previsto é de 40 semanas. O envelhecimento da placenta pode comprometer tanto a circulação do sangue como a troca de nutrientes entre o bebê e a mãe. Essa situação é arriscada para ambos. Porém, hoje em dia, os estudos mostram que podemos aguardar em segurança até 41 semanas.

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Tong Phuoc Phuc é um vietnamita que passou mais de 15 anos dando um enterro apropriado para todos os bebês abortados em uma clínica da sua cidade. E tudo começou em 2001 quando ele foi para o hospital com a esposa grávida, alguns dias antes do filho nascer. Ele reparou que muitas gestantes entravam na sala de parto e saiam de lá sem os bebês.


 Levou um tempo para perceber o que estava acontecendo. Mas quando o fez, o seu coração se despedaçou e não conseguiu conter as lagrimas que saiam incessantemente de seus olhos. Elas estavam lá para abortar e não para dar à luz. O homem ficou muito triste ao pensar que aquelas crianças estavam sendo privadas do direito à vida. Foi aí que ele resolveu parar de chorar e pensar em fazer algo que pudesse fazer a diferença. Ele comprou um terreno na colina com suas economias e começou a enterrar os bebês abortados apropriadamente.


 No início, sua esposa pensou que ele era louco, mas Tong não desistiu. Desde então enterrou mais de 10.000 bebês. Mas o que ninguém sabia até então, era a sua verdadeira intenção. O objetivo é sensibilizar as grávidas que estivessem na dúvida de abortar ou não. Ele diz que seu cemitério não é apenas um lugar de tristeza, mas um jardim feito para tocar os corações das mulheres que se perguntam se devem ou não ter os seus filhos.



As gravidas que não tinham condições de ter os seus filhos, estavam se aproximando de Tong para obter ajuda. O homem deixou de ser um coveiro e começou a adotar crianças com a ideia de que; Ele adotava as crianças, até que as mães pudessem voltar a ficar com elas. Se isso não fosse possível, ele próprio as educava e criava.
Hoje em dia Tong cuida de mais de 100 crianças em sua casa. 


Como são muitos nomes para decorar, ele resolveu chamar todas as meninas de Coração, e os meninos de Honra. Ele cuida de todos eles como se fossem seus próprios filhos.


Nutrir e cuidar dos filhos é, obviamente, uma tarefa enorme, mas Tong ama esse papel como um pai.





“Eu vou continuar este trabalho até o meu ultimo dia de vida, e espero que os meus filhos continuam a fazê-lo uma vez que eu não estiver mais neste mundo.” Assinalou este incrível e bondoso ser humano.

O que você pensa sobre esta história? Compartilhe para a história de Tong alcançar mais mulheres gravidas que estão na duvida.

Fonte: http://www.compartilhavel.com/ele-coletou-bebes-abortados-e-os-enterrou-adequadamente/


sexta-feira, 8 de julho de 2016

O CULTO DO VENENO + HOMEM RECEBENDO E DEUS SENDO BARGANHADO

  

  O ambiente do mundo gospel tem ensinado tanta besteira que o que será escrito não irá mudar nada. Continuaremos tendo o mal ensinamento, a má doutrina, a má interpretação da Palavra de Deus, e tudo isso em o nome de um romantismo "evangélico". Pessoas não obedecem a Palavra de Deus, mas obedecem ensinamentos de vício no meio "gospel".

  "Tenho visto pessoas que não querem adquirir o conhecimento de Deus, que é através da Palavra de Deus, que não obedecem a Palavra, pessoas que não conferem se o que ouviram ou lhes foi ensinado está realmente de acordo com a Palavra de Deus. Com isso a cada dia nascem mais pessoas sem base na Palavra, mas com base nos “achismos”, vontade própria, e ainda insistem que estão em obediência a Deus, mas desobedecem a Palavra de Deus, por ignorância, por não querer aprender mais da Palavra. Tais pessoas, com suas interpretações pessoais, oprimem o Evangelho, não se assentam para aprender, para conhecer, pois em suas mentes elas já sabem... mas não sabem, não sabem o básico da Palavra, não querem saber, pois seus interesses estão voltados para o “movimento”, a “revelação”, e pensam que ter conhecimento faz uma pessoa perder a unção de Deus. Estão enganadas tais pessoas. Vejo pessoas de cabelos brancos se assentando em um curso bíblico-teológico para aprender mais sobre a Palavra de Deus. Tais pessoas estão de Parabéns! Outras, em um pequeno vento de provação, já estão quase abandonando a fé, e isso é falta de ter a Palavra de Deus dentro de si, o que quando tem, caracteriza a santidade e intimidade com o Pai! Não existe intimidade, comunhão com Deus, sem a maior profecia, a Bíblia!" - Pastor Charles Maciel Vieira, D.Th.

  O Teólogo Silas Daniel, em seu livro "A Sedução das Novas Teologias", editora CPAD, diz: "São muitas as falaciosas teologias que, qual leite contaminado, prejudicam o crescimento dos crentes e, em última análise, os levam à morte espiritual. E o caso também do evangelho da auto-ajuda, em que o homem é centro das atenções. Isso, em filosofia, é chamado de antropocentrismo. Daí esse desvio também ser chamado de teologia antropocêntrica, cuja denominação em si já é contraditória. Como estudar a Pessoa Divina valorizando-se ao extremo a pessoa humana?
  Mas essa aberração teológica faz com que os crentes sigam a um deus que mais se parece com o Papai Noel do que com o Senhor dos senhores, a quem devemos servir, haja o que houver. Os pastores, quais elfos, começam o culto (culto?) perguntando: “Quantos vieram buscar uma bênção?” E os “recém-nascidos” espirituais bebem desse leite falsificado, sem se aperceberem de que, a cada dia, ficam mais vulneráveis aos ataques do Maligno".


  Quando o missionário R.R. Soares lançou o seu livro intitulado "Exija os seus direitos", não houve nenhum conteúdo novo para o mundo evangélico, pois esse ensinamento herético de por Deus contra a parede, porquê Deus é obrigado a te abençoar, pela causa de você ser uma pessoa "fiel" e etc, denotando a continuidade de um veneno espiritual no meio "gospel". 

  Aconselho aos irmãos e leitores a lerem até ao final a postagem: LIVROS "EVANGELICOS" NÃO RECOMENDADOS - NÃO COMPRE, TEM VENENO

   
 

Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 23/07/2016 - SÁBADO


CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 23/07/2016
18ª TURMA DE CAPELANIA

LOCAL: MINISTÉRIO RECONCILIAÇÃO
PASTOR PAULO SERGIO BENEDITO
PASTORA ANA LUCIA VALDOMIRO

RUA LUIZ RIBEIRO PINTO, Nº135
BAIRRO CAJUEIROS - MACAÉ - RJ


DATA: 23 DE JULHO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 65,00
OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.


APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO


DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA


MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 9 9746-0635


 

ALGUNS ESCRITOS APÓCRIFOS ENCONTRADOS EM QUMRAN


O termo "apócrifo" significa não inspirado por Deus, ou não canônico. Os Livros apócrifos (grego: απόκρυφος; latim: apócryphus; português: oculto), também são conhecidos como Livros Pseudocanônicos.


Escritos Apócrifos encontrados em Qumran:

  1.     A Nova Jerusalém (5Q15)
  2.     A Sedutora (4Q184)
  3.     Antologia Messiânica (4Q175)
  4.     Bênção de Jacó (4QPBl)
  5.     Bênçãos (1QSb)
  6.     Cânticos do Sábio (4Q510-4Q511)
  7.     Cânticos para o Holocausto do Sábado (4Q400-4Q407/11Q5-11Q6)
  8.     Comentários sobre a Lei (4Q159/4Q513-4Q514)
  9.     Comentários sobre Habacuc (1QpHab)
  10.     Comentários sobre Isaías (4Q161-4Q164)
  11.     Comentários sobre Miquéias (1Q14)
  12.     Comentários sobre Naum (4Q169)
  13.     Comentários sobre Oséias (4Q166-4Q167)
  14.     Comentários sobre Salmos (4Q171/4Q173)
  15.     Consolações (4Q176)
  16.     Eras da Criação (4Q180)
  17.     Escritos do Pseudo-Daniel (4QpsDan/4Q246)
  18.     Exortação para Busca da Sabedoria (4Q185)
  19.     Gênesis Apócrifo (1QapGen)
  20.     Hinos de Ação de Graças (1QH)
  21.     Horóscopos (4Q186/4QMessAr)
  22.     Maldições de Satanás e seus Partidários (4Q286-4Q287/4Q280-4Q282)
  23.     Melquisedec, o Príncipe Celeste (11QMelq)
  24.     O Triunfo da Retidão (1Q27)
  25.     Oração Litúrgica (1Q34/1Q34bis)
  26.     Orações Diárias (4Q503)
  27.     Orações para as Festividades (4Q507-4Q509)
  28.     Os Iníqüos e os Santos (4Q181)
  29.     Os Últimos Dias (4Q174)
  30.     Palavras das Luzes Celestes (4Q504)
  31.     Palavras de Moisés (1Q22)
  32.     Pergaminho de Cobre (3Q15)
  33.     Pergaminho do Templo (11QT)
  34.     Prece de Nabonidus (4QprNab)
  35.     Preceito da Guerra (1QM/4QM)
  36.     Preceito de Damasco (CD)
  37.     Preceito do Messianismo (1QSa)
  38.     Regra da Comunidade (1QS)
  39.     Rito de Purificação (4Q512)
  40.     Salmos Apócrifos (11QPsa)
  41.     Samuel Apócrifo (4Q160)
  42.     Testamento de Amran (4QAm)

Fonte deste conteúdo: https://pt.wikipedia.org

TANAKH / TANACH / BIBLIA JUDAICA / ANTIGO TESTAMENTO HEBRAICO


Fonte deste conteúdo: http://www.caraita.teo.br

O QUE É O TANAKH?



A palavra Tanakh (ou Tanach) (em letras hebraicas: תנך) é uma palavra da língua hebraica, que foi formada com as iniciais das palavras Torá, Neviim uKhetuvim (em letras hebraicas: תורה, נביאים וכתובים), que significam “Lei, Profetas e Escritos”, que são as três partes da Bíblia Hebraica.



Torá (ou Torah), que significa Lei, é o nome da primeira parte da Bíblia, que é constituída pelos cinco primeiros livros da Bíblia, que são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Estes cinco primeiros livros da Bíblia, na verdade são um só livro, chamado “O Livro da Lei” (em hebraico, Sêfer Torá), ou simplesmente “A Lei” (Torá), ou “A Lei de Deus”, ou “A Lei de Javé”, ou “A Lei de Moisés”, ou Pentateuco (em hebraico, Chumash).



Neviim, que significa Profetas, é o nome da segunda parte da Bíblia, que é constituída pelos livros de Josué, Juízes, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.



Khetuvim (ou Chetuvim), que significa Escritos, é o nome da terceira parte da Bíblia, que é constituída pelos livros de Salmos, Jó, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, 1 Crônicas e 2 Crônicas.



O Tanakh também é chamado de Bíblia Hebraica.



O Tanakh é a Bíblia do Judaísmo.



O Tanakh é chamado pelos cristãos de Velho Testamento, ou Antigo Testamento, sendo que o Antigo Testamento dos católicos contém também, além dos livros do Tanakh, mais sete livros, que são livros apócrifos, que eles chamam de “deuterocanônicos”, e contém também adições ao livro de Ester e adições ao livro de Daniel.



O Tanakh é a parte incontroversa da Bíblia, pois a Bíblia é um conjunto de livros inspirados por Deus, e cada religião ou seita tem a sua própria lista de livros que considera inspirados por Deus, mas os 39 livros do Tanakh fazem parte das Bíblias de todas as religiões ou seitas.



A lista de livros considerados inspirados por Deus se chama “cânon”.



A palavra “cânon” é derivada da palavra grega “kanon”, que significa “regra”.




Os livros do Tanakh são os seguintes:




Nome hebraico
Nome em português
Parte a que pertence
1
Bereshit
Gênesis
Torá
2
Shemot
Êxodo
Torá
3
Vayiqrá, ou Vayikrá
Levítico
Torá
4
Bamidbar
Números
Torá
5
Devarim
Deuteronômio
Torá
6
Yehoshua
Josué
Neviim
7
Shofetim
Juízes
Neviim
8
Shemuel Álef
1 Samuel, ou I Samuel
Neviim
9
Shemuel Bet
2 Samuel, ou II Samuel
Neviim
10
Melakhim Álef, ou Melachim Álef
1 Reis, ou I Reis
Neviim
11
Melakhim Bet, ou Melachim Bet
2 Reis, ou II Reis
Neviim
12
Yeshayahu, ou Yeshayah
Isaías
Neviim
13
Yirmeyahu, ou Yirmeyah
Jeremias
Neviim
14
Yechezqel, ou Yechezkel
Ezequiel
Neviim
15
Hoshea
Oséias
Neviim
16
Yoel
Joel
Neviim
17
Amós
Amós
Neviim
18
Ovadyah
Obadias
Neviim
19
Yonah
Jonas
Neviim
20
Mikhá, ou Michá
Miquéias
Neviim
21
Nachum
Naum
Neviim
22
Chavaquq, ou Chavakuk
Habacuque
Neviim
23
Tsefanyah, ou Tzefanyah
Sofonias
Neviim
24
Chagai
Ageu
Neviim
25
Zekharyah, ou Zecharyah
Zacarias
Neviim
26
Malakhi, ou Malachi
Malaquias
Neviim
27
Tehilim
Salmos
Khetuvim
28
Iyov
Khetuvim
29
Mishlê, ou Mishlei
Provérbios
Khetuvim
30
Rut
Rute
Khetuvim
31
Shir haShirim
Cântico dos Cânticos, ou Cantares
Khetuvim
32
Qohélet, ou Kohélet
Eclesiastes
Khetuvim
33
Ekhá, ou Echá, ou Eikhá, ou Eichá
Lamentações
Khetuvim
34
Ester
Ester
Khetuvim
35
Daniel
Daniel
Khetuvim
36
Ezrá
Esdras
Khetuvim
37
Nechemyá
Neemias
Khetuvim
38
Divrê haYamim Álef, ou Divrei haYamim Álef
1 Crônicas, ou I Crônicas
Khetuvim
39
Divrê haYamim Bet, ou Divrei haYamim Beit
2 Crônicas, ou II Crônicas
Khetuvim