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terça-feira, 30 de junho de 2015

Líder muçulmano quer usar igrejas católicas: “Adoramos o mesmo Deus”

Críticos lembram que 100% da radicalização ocorrem em mesquitas 


Um importante líder muçulmano na França sugeriu que as milhares de igrejas católicas vazias do país devem acomodar a crescente população muçulmana francesa. Atualmente, a maior população muçulmana na Europa está em solo francês.

Em uma entrevista para a rádio Europe 1, Dalil Boubakeur, presidente do Conselho Francês do Culto Muçulmano e líder da Grande Mesquita de Paris, explicou que existem apenas 2.500 mesquitas na França, com outras 300 em construção. Elas são insuficientes para acomodar os cerca de 5 milhões de muçulmanos do país.

Boubakeur afirmou que pelo menos 5.000 mesquitas seriam necessárias a fim de servir confortavelmente a comunidade muçulmana francesa. A solução proposta por ele é a transformação de templos cristãos que não são usados em lugares de culto islâmico.

“É uma questão delicada, mas por que não?”, questiona Boubakeur.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Francês de Opinião Pública revela que os católicos são  64% da população da França, mas apenas 4,5% deles frequentam regularmente as missas. Nos últimos anos, cerca de 60 igrejas católicas foram fechadas no país.

Para Boubakeur basta fazer como a igreja em Clermont-Ferrand, que estava abandonada por mais de 30 anos e foi convertida em mesquita em 2012. Segundo ele, a transição foi bem acolhida pela comunidade religiosa local. Estatisticamente esta é uma tendência em quase toda a Europa.

Curiosamente, a proposta dele tem recebido apoio de parte dos líderes católicos franceses.
“Os muçulmanos deveriam ser capaz de praticar a sua religião, assim como os cristãos e os judeus”, declarou o Monsenhor Ribadeau-Dumas, porta-voz da Conferência Episcopal da França.

Na entrevista, Boubakeur finalizou afirmando que muçulmanos e cristãos devem ser capazes de viver em paz. “Adoramos o mesmo Deus… acho que muçulmanos e cristãos podem viver juntos”, sustentou.

Ao mesmo tempo, o partido Frente Nacional da França, que combate o Islã, lembra que “100% de lugares da radicalização são mesquitas”. Com informações de Prophecy News Watch e Imams


Paratleta realiza sonho e ganha a Bíblia em braile

O sonho da deficiente visual foi revelado durante um programa de TV 

Uma igreja de Vila Velha (ES) presenteou a paratleta Renata Bazone com um conjunto de livros bíblicos em braile, realizando o grande sonho da jovem deficiente visual que é corredora.

Renata foi diagnosticada com retinose pigmentar há dez anos e depois que a atleta completou 30 anos – hoje ela tem 38 – a doença acelerou e ela foi perdendo cada vez mais a visão até chegar em 5%.

A paratleta se apegou à fé para ter motivação não só no esporte, mas também para enfrentar a vida, porém a falta de uma Bíblia em braille a entristeceu muito.

“Só que eu fiquei sabendo que não tem Bíblia em braille e isso me deixou muito triste”, disse ela em entrevista à TV Gazeta do Espírito Santo, filiada à Rede Globo.

A igreja ficou sabendo desse desejo da paratleta e conseguiu encontrar alguns livros da Bíblia em braille para presenteá-la.

Antes de receber a Bíblia, a paratleta foi convidada a dar seu testemunho na igreja Missão Praia da Costa. Quando as caixas com os livros foram entregues, Renata se emocionou e agora traçou a meta de aprender a ler em braille para poder ler o livro sagrado.


Após quase 50 anos, acaba proibição de bíblias em Cuba

Mais de 80 mil exemplares chegaram à ilha no último mês 


Após a reaproximação dos Estados Unidos e Cuba, surgiu uma oportunidade rara para os missionários. Há quase 50 anos Bíblias não eram encontradas nas livrarias cubanas. Um cristão tinha acesso a elas apenas pela rede de igrejas subterrâneas. Agora essa situação mudou.

Este mês, a International Missions Board (IMB), maior agência missionária dos Estados Unidos, enviou 83.000 bíblias para a ilha caribenha. Há relatos que existem extraoficialmente cerca de 1200 igrejas evangélicas em Cuba. O regime comunista dos irmãos Castro proibia a abertura de templos “não registrados”.

O IMB relata que este é um tempo de crescimento dos evangélicos.  A nação comunista proibiu a distribuição da Bíblia abertamente em 1969.  Até recentemente as bíblias que chegavam até os cubanos precisavam ser contrabandeadas e seguidamente eram apreendidas pelas autoridades. Centenas de missionários já foram presos e extraditados por tentarem levar literatura bíblica escondida desde a década de 1960.

Segundo David Isais, que faz parte da Comissão Bíblia de Cuba (CBC), o ministério Revival Fires [Fogo do Avivamento] pretende entregar pelo menos 250 mil bíblias em Cuba este ano. O seu objetivo é que as ofertas possibilitem atenderem o pedido de 1 milhão feito por pastores cubanos. Isais explica que o governo está fazendo um programa experimental que pode ser interrompido a qualquer momento se a distribuição “criar muitos problemas”.

A Comissão Bíblica de Cuba serve como “ligação” entre o governo e as igrejas em Cuba há mais de seis décadas. Para ele é um grande alívio essa liberdade. Algumas igrejas têm apenas uma ou duas bíblias para toda a congregação e muitos pregadores cubanos precisam dividir um mesmo exemplar para estudar e pregar.

A CBC firma que foram autorizados a colocar bíblias não só nas igrejas, mas também em escolas, prisões e bibliotecas. Sua expectativa é que a ampla distribuição da Palavra de Deus gere um avivamento entre os cubanos. Com informações CBN e Joplin Globe


segunda-feira, 29 de junho de 2015

PALAVRA E TEOLOGIA NO FACEBOOK


Gente abençoada, gente boa, convido a todos a curtirem nossa página no facebook.com. Sempre terá uma mensagem abençoadora para sua vida. 

Segue o Link:  https://www.facebook.com/pages/Minist%C3%A9rio-Palavra-E-Teologia/698210393630948

Grande abraço,


Pr. Charles Maciel Vieira, Dr.Th.

domingo, 28 de junho de 2015

CALUNIA - DIFAMAÇÃO - INJÚRIA


Qual a diferença entre calúnia, injúria e difamação? 
por Solon Brochado 

Muitos usam os chamados crimes contra a honra como sinônimos, mas há diferenças sutis, definidas no Código Penal. Calúnia (art. 138) é acusar alguém publicamente de um crime, e difamação (art. 139), de um ato desonroso. 

Já a injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial. 

É possível cometer os 3 delitos de uma vez só. Se, num programa de TV, um entrevistado disser que o apresentador é cafetão, estará acusando em público de um crime (calúnia) desonroso (difamação), cara a cara (injúria). Então, atenção quando for denunciar uma empresa na internet ou quiser contar os podres do ex em público. 

E é preciso cuidado extra com um tipo de vítima: o presidente da República ou qualquer outro chefe de Estado estrangeiro. “Contra eles, mesmo que o ‘criminoso’ tenha dito a verdade, será condenado”, conta Jorge Alberto Araújo, juiz e professor da Universidade Regional de Campinas. 

Na ponta da língua 
Exemplos práticos para tirar suas dúvidas, seu... Desatento 

Calúnia 
Se você acusar a faxineira de ter sumido com seu dinheiro – ou seja, um crime – sem ter provas, estará sendo calunioso e pode passar de 6 meses a 2 anos preso, além de pagar uma multa. Do trio, é o único em que, se você tiver provas, não é condenado. 

Difamação 
Contou no almoço que a fulana trai o marido com todo mundo? Difamação. Detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Detalhe importante: como o crime é a ofensa à reputação, você está cometendo difamação mesmo que prove as puladas de cerca da mulher do cara. 

Injúria 
É qualquer xingamento dito diretamente à pessoa. A verdade da acusação não muda nada e, caso resolvam processá-lo, você pode pegar de 1 a 6 meses ou ter que pagar uma multa. Detalhe: por estarem na porta de um banheiro público, os exemplos acima são injúria e difamação. 


Fonte:   http://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-diferenca-entre-calunia-injuria-e-difamacao

14 ERROS QUE UM TEÓLOGO NÃO PODE COMETER


1. Deixar de falar "com Deus" para apenas falar "sobre" Deus,
reduzindo-o unicamente ao objeto de seu estudo.

2. Desrespeitar as reflexões bíblicas dos leigos.

3. Tornar-se excessivamente racional, a ponto de confinar a vida cristã
a uma mera questão de posições teológicas.

4. Formular proposições sem os devidos cuidados, uma vez que muitas
pessoas farão de suas palavras uma norma de fé e conduta.

5. Ser facilmente persuadido de suas posições doutrinárias por
descobertas científicas que não desfrutam do consenso das autoridades no
assunto.

6. Aceitar apenas o que o satisfaz ou o impressiona intelectualmente.

7. Enfatizar uma única doutrina das Escrituras, minimizando as demais.

8. Manipular a verdade, transformando-a em um meio de triunfo pessoal.

9. Construir uma posição doutrinária fundamentando-a em passagens
bíblicas controversas.

10.Basear-se em experiências individuais e exclusivas, sem respaldo
bíblico, para defender suas posições.

11.Ser excessivamente relativista, a ponto de não ser capaz de definir
os conceitos bíblicos absolutos.

12.Não possuir uma posição definida sobre os pontos doutrinários
fundamentais da fé cristã.

13.Criar conjetura em campos da ciência que não conhece o suficiente.

14.Intentar qualquer tipo de sincretismo com outras teologias
não-cristãs ou pseudocristãs. 

      
FONTE: ICP/Defesa da Fé dez/2003

sexta-feira, 26 de junho de 2015

O ABORTO



Não é uma opção, é um filho


por June Hunt

"Acho que o inimigo número um da paz é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança direta de crianças inocentes perpetrado pela mesma mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar seu próprio filho, como podemos pedir a outras pessoas para não matar um ao outro? ... Através do aborto, a mãe não aprende a amar, mas mata seu próprio filho para resolver seus problemas ... Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar a violência para conseguir o que deseja. Portanto, o pior inimigo do amor e da paz é o aborto. "

Madre Teresa de Calcutá

Oração Presidencial almoço, Washington, DC, 12 de fevereiro de 1994


I. DEFINIÇÕES
A. O que é o aborto?
O Dicionário Oxford afirma que o aborto é "promover um nascimento prematuro, a fim de destruir um feto." A palavra aborto é um termo abrangente que se refere a vários métodos que são utilizados para matar um feto humano. Algumas delas são:

•     Pill "dia seguinte" ... é um produto químico que é feito dentro das primeiras 72 horas de gravidez
Este medicamento contém uma alta concentração de produto encontrado em pílulas de controle de natalidade, mas três ou quatro vezes mais forte. Embora as mulheres não sei se você estiver grávida, a pílula é projetado para parar uma possível gravidez e expelir o ovo fertilizado.

•     A RU-486- "pílula do aborto francês" ... método é um produto químico que é tomado no primeiro trimestre, entre a quarta ea nona semana de gravidez
A fórmula para o RU-486 é um esteróide sintético que destrói o hormônio (progesterona) necessários para sustentar a vida no útero. Bebê morre de fome quando a camada de alimentação se desintegra. A mãe toma a droga duas vezes no prazo de dez dias. Ele está gravemente doente eo resultado (mas nem sempre) é a expulsão do bebê morto.

•     O método de vácuo de sucção de aspiração ... aspiração é uma cirurgia que é realizada no primeiro trimestre de gravidez.
O útero e se abre como um lápis (stent) com um tubo oco (cânula) que está ligado a um dispositivo de sucção é inserido instrumento. O vácuo é tão poderoso que no início da gravidez o bebê é desmembrado sugado imediatamente para fora. Este é o procedimento mais comum para realizar abortos.

•     O método de dilatação e curetaje- "D & C" ... é a cirurgia feita na primeira parte do segundo trimestre, entre os dias 13 e 14 semanas.
O útero é aberto e uma faca inserida Circular (Carelle). O médico usa a faca para cortar o bebê ea placenta em pedaços e raspar as paredes uterinas. As peças em seguida, removidos um por um.

•     O método de dilatação e evacuación- "D & E" ... é uma cirurgia que é realizada no segundo ou no terceiro trimestre da gravidez
Dilatação do canal vaginal (expansão) é induzida a entrar enormes pinças de desmembrar o crânio do bebê. O corpo é, então, cortado em pedaços e removidos um por um. Uma alternativa a este método é para sugar o cérebro do bebê, de modo que sua cabeça vai entrar em colapso ou explodir seu coração.

•     O método de solução salina "Salar" ou "sal veneno" ... um produto químico é injetado no segundo ou terceiro trimestre de gravidez
O médico insere uma agulha através do abdômen da mãe para sugar o líquido amniótico que envolve o bebê. Retirar o equivalente a um copo e substitui-lo com uma solução salina mortal. O bebê recebe a solução venenosa e morre dentro de duas horas. Morre sufocado com derrames e convulsões. O sal queima a pele delicada do bebê. A mãe foi dada uma droga (ocitocina) que faz com que trabalho. Através deste processo, os órgãos e tecidos queimar o bebê eo bebê está morto ou morrendo. Na maioria das clínicas este procedimento não é mais utilizado.

•     O método de prostaglandina ... é a injecção de um produto químico no segundo ou terceiro trimestre
Este método é semelhante ao sal, exceto que a pele do bebê não queima. O corpo da mulher produz naturalmente prostaglandina, o que ajuda no processo de nascimento. Uma mãe é injetado com prostaglandina artificial para estimular a contração do útero e expulsar o bebê, independentemente do tamanho. Este método pode resultar em nascimentos vivos, mas são deixados para morrer. Este método não é mais usado na maioria das clínicas.

•     O método de dilatação de nascimento parcial e extração "D & E" ... é uma cirurgia que é realizada no segundo ou terceiro trimestre, após 20 semanas de gravidez, geralmente entre seis e nove meses de gestação
Ele puxa o pé do bebê com uma pinça e é forçado a entrar no canal do parto para nascer. Todo o corpo do bebê é removido, exceto a cabeça. Tesoura são inseridos a cabeça do bebé e é feito um orifício suficientemente grande para sugar o cérebro por meio de um tubo de sucção, que faz com que o crânio a entrar em colapso. O pequeno corpo foi ejetado. Aqueles que rejeitam o aborto classifica o processo como "assassinato".

A Bíblia diz para aqueles cujos caminhos são contrárias à vontade de Deus:

"É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e ignorante? Ele não é seu Pai, que você criou? Ele fez e te estabeleceu ".
Deuteronômio 32: 6 )


B. Quando começa a vida humana?
A vida humana começa na concepção. Ciências médicas e biológicas fornecer as seguintes informações.

CRONOLOGIA DA VIDA NOVA

• Primeiro Mês
Logo após a fecundação de um óvulo desenvolvimento começa. Antes da implantação do zigoto no útero, é estabelecido o sexo do novo ser.
-No O momento do implante, a nova vida é constituído por centenas de células e desenvolve uma hormona de protecção para manter o corpo da mãe rejeita o bebé como tecido estranho.
-A 17 dias, nova vida já desenvolveu células sanguíneas. A placenta é parte dessa nova vida, e não a mãe.
-A 18 dias, o primeiro pulso de um muscular são registados, que é o coração.
-A 19 dias, os olhos começam a se desenvolver.
-A 20 dias, já é formada na base do cérebro, espinal medula e todo o sistema nervoso.
-A 21 dias, o coração começa a bater regularmente.
-A De 28 dias, e ter formado 40 pares de músculos ao longo do tronco da nova vida. Também estamos formando os braços e pernas.

• Segundo mês
-Depois De 30 dias, o fluxo regular de sangue dentro do sistema vascular já é aparente; também começa o desenvolvimento de sistemas auditivos e olfativos.
-A 40 dias, o coração do bebê bate mais rápido do que o da mãe e tem quase 20% da energia do coração de um adulto.

Sexta Semana
-O Bebê é de 1,27 cm. muito tempo.
-A 42 dias o esqueleto está completo e tem vários destaques.
-A 43 dias, as ondas elétricas cerebrais são registrados. Esta é uma prova concreta de que já foi formada fazendo com que parte cerebral do "raciocínio". Pode-se considerar que o novo ser é uma pessoa que pensa.

Sétima semana
-O Bebê é 2 centímetros mais longo. muito tempo.
-A 49 dias, o feto se parece com uma boneca em miniatura com os dedos das mãos e pés e ouvidos bem torneadas.

Oitava semana
-A 56 dias, todos os seus órgãos e funções, estômago, fígado, rins e cérebro. Todos os sistemas são completos. Sendo novo e tem todas as partes físicas e só precisa crescer. O futuro desenvolvimento da nova vida é gradualmente refinado e aumentando seu tamanho até o vencimento, que termina em cerca de 23 anos de idade.
Esta fase ocorre cerca de dois meses antes de notar que a mãe ou sentir seu bebê mexer na barriga. A mãe não sentir o bebê mexer, até quatro meses após a concepção.

• Terceiro Mês

Nona semana
-O Bebê é de 5 cm. muito tempo. As impressões digitais aparecem.
-A Nona e décima semana, o novo ser meia abriu os olhos, andorinhas e retrai língua. O contorno do seu rosto e corpo estão tomando a aparência de um bebê e características físicas são óbvias.
-A 11 e 12 semanas, movendo os braços e as pernas e as unhas das mãos e pés aparecem. Além de chupar o dedo, o novo ser inala e expele o líquido amniótico.

• Quarto mês
-A 13 semanas, começa a crescer o cabelo em sua cabeça.
"Aos 14 semanas, o bebê pode juntar as mãos e chupar o dedo.
-A 16 semanas, é possível distinguir claramente os órgãos genitais. O faz-tudo e pode captar as coisas (ver Oséias 12: 3 ). Os novos sendo nada, chutes e dá cordas, mas a mãe nem sequer sentir esses movimentos.

• Quinto mês
-A 18 semanas, seu bebê mede 30 cms. longa ea mãe pode sentir o bebê se mexendo. As cordas vocais estão funcionando ... Os novos seres podem agora choram.

• Sexto mês
"Com 26 semanas, todos os órgãos e funções, o bebê pode ouvir, ver, paladar e tato.

Embora ninguém compreende todas as formas e as obras de Deus, ele vai fazer o melhor para você e seu bebê. Cada vida é preciosa ninhos no útero de uma mãe está em processo formativo de Deus, o criador de todas as coisas.

"Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor, que faz todas as coisas."
Isaías 44:24 )

C. Pode-se considerar que um feto em desenvolvimento é um ser humano, uma pessoa?
Sim. O ser humano é definido como um membro da espécie homo sapiens . Cada ser humano tem o seu próprio código genético (DNA) que é único e que foi estabelecido no momento da concepção. ADN fetal humano não é apenas diferente dos animais, aves e peixes, mas também é diferente do DNA da sua mãe.

"Nem toda carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, outra a carne dos animais, outra a dos peixes e outra a das aves."

1 Coríntios 15:39 )


• Evidência Científica
O geneticista eminente e professor Jerome Lejeune, MD, Ph.D., da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris Descartes René afirma:
- "Se um óvulo fecundado não é por si só um ser humano completo, nunca vai se tornar um homem, porque você teria que adicionar alguma coisa, e nós sabemos que não é assim."

• Evidence Medical
-O Juramento de Hipócrates é um código de valores éticos que têm regido a profissão médica desde tempos imemoriais. Esta profissão, que tem o poder de matar e curar regulação demanda compromisso moral inegociável. Mesmo em culturas pagãs tinham uma crença inata de que o aborto era uma prática ruim, como evidenciado no "Juramento de Hipócrates", que proíbe isso. Esse juramento foi em vigor na civilização ocidental pelo menos desde 400 aC e diz, em parte:
"O regime adoto será para o benefício de meus pacientes de acordo com minha habilidade e julgamento, e não para o mal ou errado. Eu não vou dar nenhuma droga mortal para qualquer um deles, embora eu sou perguntado, nem o conselho do take. Especialmente eu não vou ajudar uma mulher a fazer um aborto . "

• Prova Bíblica
-A Personalidade de um feto é amplamente demonstrado na vida de João Batista, que " pulou de alegria ", quando ele ainda estava no útero.
Elizabeth, a mãe de João, Maria disse: "Pois assim que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu no meu ventre" ( Lc 01:44 ).
-Deus Está ativamente envolvido desde o início do desenvolvimento de uma pessoa, antes mesmo de a aparência de ter um bebê por nascer.
O salmista Davi disse a Deus: "Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os dias que foram formados por mim" ( Salmo 139: 16 ).
-A Bíblia afirma explicitamente que Deus não apenas moldar o nascituro no útero, mas também tem um plano para o seu futuro antes da concepção.
"Antes que eu te formasse [Deus] no ventre te conheci, e antes de você nascer, Eu te consagrei" ( Jeremias 1: 5 ).

D. Quais são os dois principais pontos de vista sobre a questão do aborto?

• A postura pró-vida
Algumas pessoas acreditam que o feto humano é uma pessoa desde o momento da concepção e que o nascituro deve ser protegido por leis relativas ao seu direito à vida.
Esta posição está de acordo com a Bíblia, o que valoriza a vida do nascituro e da mãe.
"Se homens brigarem, e um ferir uma mulher e, a partir dela, e ainda nenhum dano, eles serão punidos de acordo com o que estava em cima o marido da mulher e os juízes determinar. E se resultar dano, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe "( Êxodo 21: 22-25 ).

• A postura pró-escolha
Algumas pessoas acreditam que o feto é apenas uma "pessoa potencial" ( Roe vs. Wade , 1973) e, portanto, não deve ser dada a proteção constitucional. Dizem que uma mulher grávida tem o direito de tomar a decisão de matar ou deixar por nascer vivo. Esta posição traz a ira de Deus, porque não proteger uma vida em gestação inocente.
"Estas seis coisas o SENHOR odeia, sete que são detestáveis ​​para ele: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente" ( Provérbios 6: 16-17 ).

QUESTION : "A Bíblia diz que os crentes devem se submeter às autoridades do governo ( 1 Pedro 2:13 ). Portanto, se a constituição de um país permite o aborto, como você pode justificar o crente participar de uma manifestação contra as clínicas de aborto? "

RESPOSTA : Na Alemanha nazista, o governo concordou em regime de Hitler. Em meio a essa cultura, os cristãos desafiaram o governo e tentou resgatar as pessoas que foram assassinadas. Os crentes que se envolvem em manifestações pacíficas não quebrar a lei, eles acreditam ter sido biblicamente chamado para resgatar outros.
"Livra os que são atraídos para a morte; Salve aqueles que estão em perigo de morte. Porque, se tu dizes: Eis que não o sabemos, não é aquele que pesa os corações? Aquele que guarda a tua alma, não vos ele sabe, e dar a cada um segundo as suas obras "( Provérbios 24: 11-12 ).

QUESTION : "Algumas pessoas tomaram a posição de que" pró-vida "mataram outros em suas atividades. Como alguém pode sequer pensar em ter algo a ver com essa ideologia tão abominável?
RESPOSTA : Qualquer pessoa que comete um homicídio ou participar de qualquer ato de violência viola as leis humanas e Deus. A posição na sequência de um "pró-vida" nunca iria matar outro ser humano. Deus rejeita a violência, embora isso é feito em nome de postura "pró-vida".
"Deixe de lado a violência e rapina. Executar o juízo ea justiça "( Ezequiel 45: 9 ).

QUESTION : "Os cristãos têm a responsabilidade de ministrar às mulheres que abortaram ou está pensando em fazer?"
ANSWER : Sim. Em geral, as mulheres que tiveram um aborto ou que estão considerando isso, sofrem emocionalmente. Eles precisam de uma pessoa amorosa e compassiva para ajudá-los neste momento de necessidade.


"Carregar os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" ( Gálatas 6: 2 ).


Fonte: 100 Chaves Bíblicas para o Aconselhamento

OS CONCERTOS (PACTOS) DIVINOS NA BÍBLIA


1- ÉDEN Gen.1.28

2- ADÃO Gen.3.15

3- NOÉ Gen.9.1

4- ABRAÃO Gen.15.18

5- MOISÉS Ex.19.15

6- PALESTINA Deut.30.3

7- DAVID 2Sm.7.16

8- CRISTO – O NOVO CONCERTO Heb.8.8-13

Pastor batista jura que jamais realizará cerimônia de casamento gay e convoca fiéis contra o aborto


O pastor presidente da Convenção Batista do Sul, a maior denominação protestante dos Estados Unidos, jurou que nunca irá realizar uma cerimônia de casamento gay e fez um pedido à Suprema Corte do país que não declare a união homossexual como um direito constitucional.

Ronnie Floyd, em um discurso aos delegados na reunião anual da convenção em Columbus, Ohio, disse que tem compaixão por aqueles que lutam contra a atração por pessoas do mesmo sexo, mas que seria errado ficar em silêncio sobre o tema do casamento gay.

“À América: nós acreditamos que o casamento é a união de um homem e uma mulher em um compromisso de aliança por toda a vida. Nós não precisamos redefinir o que o próprio Deus já definiu”, disse o pastor, que foi ovacionado de pé pelas 5 mil pessoas presentes no evento.

Floyd frisou que sua mensagem também era destinada ao maior tribunal do país, que deverá tomar uma decisão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos próximos dias.

O tema do discurso do pastor Floyd era “Agora é a hora de liderar”, e ele pediu que os membros da denominação sejam francos na oposição ao aborto: “Mesmo que os relatórios indicam que as taxas de aborto estejam diminuindo, nós não precisamos de se tornar conteúdo ou insensível a esta questão deplorável”, orientou.


Uma pesquisa recente realizada pela agência Associated Press descobriu que os abortos vêm diminuindo desde 2010, e não apenas nos estados onde novas leis tornam mais difícil a interrupção da gestação, mas também em estados onde o aborto é livre.

Floyd também abordou a questão racial e afirmou que os cristãos “condenam todo racismo e preconceito, denunciando-o como pecado contra Deus e contra o próximo”, de acordo com informações do Huffington Post.



OS MONTES E AS MONTANHAS DA BÍBLIA


Abarim Nm.27.12; 33.47,48
Ararat Gn.8.4
Basan 1Sm.13.2
Carmelo 1Rs.18.19; 2Rs.2.25
Ebal Deut.11.29; 27.4
Efraim Js.17.15; Jz.2.9
Gerizim Dt.11.29; 27.12
Gilboa 1Sm.31:1
Gilead Gn.31.21; Jz.7.3
Hermon Dt.3.8; Js.11.17
Hor Nm.20.22; 21.4
Horeb Êx.3.1; 17.6
Líbano Dt.3.25, Jz.3.3
Moriá Gn.22.2; 2Cron.3.1
Nebo Dt.32.49; 34.1
Oliveiras Mt.211, At.1.12
Pisga Nm.21.20, Dt.34.1
Seir Gn.14.6, Ez.35.2
Sião 2Sm.5.7, Ap.14.1
Sinai Êx.16.1, Gl.4.24,25
Tabor Jz.4.6, Slm.89.12

AS ÁRVORES DA BÍBLIA


Abrolhos Jz.8.7, Isa.55.13
Almugue 1Rs.10.11 ;
Amendoeira Ecl.12.5, Jr.1.11
Amoreiras Lc.17.6, 2Sm.5.23
Azinheira Isa.6.13
Buxo Isa.60.13
Carvalho Gn.35.4, Isa.1.30
Cedro 1Rs.4.33, Ez.17.22
Cetim Êx.25.5; 20.15; 30.1, etc.
Cipreste Isa.44.14; Cant.4.13
Espinheiro Jz.9.14,15
Faia 1Rs.6.34
Figueira Am.4.9, Lc.13.6; 19.4
Macieira Cant.2.3, Jl.1.12
Mostarda Mt.13.31
Murta Zac.1.8
Oliveira Deut.24.20, Rm.11.24
Olmeiro Isa.44.14
Palmeira Êx.15.27, Jo.12.13
Pinheiro Is.60.13
Romeira 1Sm.14.2, Cant.4.13
Salgueiro Slm.137.2
Sândalo Nm.24.6
Sicômoros Am.7.14
Sita Isa.41.19
Vide Gn.40.9, Jo.15.1
Zambujeiro Rm.11.24
Zimbro 1Rs.19.4, Jó 30.4
Satisfazem-se as árvores do Senhor Slm.104.16
A árvore da ciência do bem e do mal Gn.2.9,17
A árvore da vida Gn.2.9; 3.22
Apoc.2.7; 22.2

PARÁBOLAS DE JESUS


do semeador Mat.13.3-9; 18-23, Mc.4.3-9; Lc.8.5-8
do trigo e do joio Mt.13.24-30, 36-43
do grão de mostarda Mt.13.31,32; Mc.4.30-32, Lc.13.18,19
do fermento Mt.13.33; Lc.13.20,21
do tesouro escondido Mt.13.44
da pérola Mt.13.45,46
da rede Mt.13.47-50
das coisas novas e velhas Mt.13.52
do credor incompassivo Mt.18.23-35
dos trabalhadores Mt.20.1-16
da figueira seca Mt.21.18-22
dos dois filhos Mt.21.28-32
dos lavradores maus Mt.21.33-44; Mc.12.1-9; Lc.20.9-18
das bodas Mt.22.1-14
da figueira Mt.24.32
do bom servo e do mau Mt.24.45-51
das dez virgens Mt.25.1-13
dos dez talentos Mt. 25.14-30
da semente Mc.4.26-29
dos dois devedores Lc.7.41-43
do Bom Samaritano Lc.10.25-37
do amigo, importuno Lc.11.5-8
do rico insensato Lc.2.13-21
do servo vigilante Lc.12.41-48
da figueira estéril Lc.3.6-9
da grande ceia Lc.14.15-24
da ovelha perdida Lc.15.3-7, Mt.18.10-14
da dracma perdida Lc.15.8-10
do filho pródigo Lc.5.1-32
do administrador infiel Lc.6.1-13
do rico e Lázaro Lc.6.19-31
dos servos inúteis Lc.7.5-10
do juiz iníquo Lc.8.1-8
da fariseu e o publicano Lc.8.9-14
das dez minas Lc.18.11-28
da figueira Lc.21.29-36

MILAGRES DE JESUS


A água feita vinho Jo.2.1-11
Cura do filho de um regulo Jo.4.46-54
A pesca maravilhosa Lc.5.1-11
A cura de um endemoninhado Mc.1.21-28
A cura 3a sogra do Pedro Mc.1.30,31
A cura de um leproso Mc.1.40-45
A cura de um paralítico Mc.2.1-12
(Cafarnaum)
O homem de mão ressequido Mc.3.1-5
A tempestade aquietado Mc.4.35-41
O endemoninhado Gadareno Mc.5.1-21
A mulher que tinha um fluxo de sangue Mc.5.25-34
A filha de Jairo Mc.5.22-24,35-43
O centurião de Cafarnaum Mt.8.5-13
A cura de dois cegos Mt.9.27-31
A cura de homem mudo é endemoninhado Mt.9.32,33
A cura de um paralítico(Betesda) Jo.5.1-15
O filho de viúva de Naim Lc.7.11-17
O endemoninhado cego e mudo Mt.12.22
A l.ª multiplicação dos pães Mt.14.13-21
Andando por cima do mar Mt.14.22-32
A cura do um lunático Mt.17.l4-18
A moeda na boca dum peixe Mt.17.27
A mulher siro-fenícia Mc.7.24-30
A cura de um surdo e gago Mc.7.31-37
A 2.ª multiplicação dos pães Mc.8.1-10
A cura de um cego de Betsaida Mc.8.22-26
A cura de um cego de nascença Jo.9
A cura de uma mulher paralítica Lc.13.11-17
A cura de u hidrópico Lc.14.1-4
A cura de dez leprosos Lc.17.11-19
A ressurreição de Lázaro Jo.11
Bartimeu, o cego, curado Mc.10.46-52
A figueira seca Mc.11.12-14,20
A cura da orelha, do Malco Lc.22.50,51
A 2.ª pesca maravilhosa Jo.21.1-14

terça-feira, 23 de junho de 2015

Médico demitido por se recusar a fazer aborto é absolvido de acusações de “má conduta”


Um médico cristão que havia se negado a realizar um aborto foi demitido de seu emprego na direção do hospital onde atuava, um ano atrás. Agora, no julgamento do caso, o comitê disciplinar o considerou inocente das acusações de “má conduta no tratamento dos pacientes”, e agora, ele pretende recorrer à Justiça para recuperar seu cargo.

O imbróglio começou quando o médico polonês Bogdan Chazan alegou razões de fé para se recusar a fazer um aborto em um caso de má formação do feto.

O caso repercutiu e à época, o primeiro-ministro do país, Donald Tusk, repudiou sua conduta, dizendo que “nenhum médico deveria estar acima da lei”

O médico, que é católico, seguiu firme em sua alegação de que não poderia fazer a interrupção da gestação por questões de consciência. O resultado foi que Chazan foi retirado de seu cargo de comando no Hospital da Sagrada Família de Varsóvia.

Segundo informações da agência EFE, Chazan é um renomado e após a decisão do comitê disciplinar, ele garantiu que irá à Justiça exigir sua restituição ao posto de diretor do hospital: “Sofri uma pena muito dura [a demissão] e considero que não foi nem razoável nem justa”, disse o médico, que destacou o fato de que a decisão favorável a ele no comitê disciplinar o fez recuperar a “fé na justiça”.

A demissão de Chazan levou milhares de profissionais da área da saúde na Polônia a assinarem um manifesto em que defendem seu direito em negar tratamentos contrários a suas crenças religiosas.


A liderança do movimento dos médicos e enfermeiros está ligada à Igreja Católica e se inspira em declarações como as da doutora Wanda Poltawska, amiga do falecido João Paulo II, para quem “a medicina atual representa o mal”.

“Aborto, inseminação artificial e, finalmente, rejeitar Deus como o criador mediante à prática da fecundação in vitro representam uma ameaça para a vida eterna de todas as pessoas que cometem estes atos”, criticou a doutora.


PREGAÇÃO DO PADRE (REFORMA CATÓLICA EVANGÉLICA)

Padre resolve abrir a boca e ao elogiar os evangélicos, fala contra a política e diz que se sumir, desaparecer, é porque falou a verdade.


"Não sou ecumenista, não misturo religiosidade, vivo a Palavra de Deus, mas resolvi postar esse vídeo antigo para deixar aos olhos do povo" (Pr.Charles Maciel Vieira, Dr.Th.)







segunda-feira, 22 de junho de 2015

O HEBRAÍSMO E SUAS EXPRESSÕES


Por hebraísmos entendemos certas expressões e maneiras peculiares do idioma hebreu que ocorrem em nossas traduções da Bíblia, que originalmente foi escrita em hebraico e em grego. Alguns conhecimentos destes hebraísmos são necessários para poder fazer uso devido das regras de interpretação.

Exemplos: 
1° – Era costume entre os hebreus chamar a uma pessoa filho da coisa que de um modo especial a caracterizava, de modo que ao pacífico e bem disposto se chamava filho da paz; ao iluminado e entendido, filho da luz; aos desobedientes, filhos da desobediência, etc. (Veja-se Luc. 10:6; Efés. 2:2; 5:6 e 5:8.)

2° – As comparações eram expressas às vezes, mediante negações, como, por exemplo, ao dizer Jesus: “Qualquer que a mim me receber, não recebe a mim, mas ao que me enviou”, o que equivale à nossa maneira de dizer: O que me recebe, não recebe tanto a mim, quanto ao que me enviou; ou não somente a mim, mas também ao que me enviou.” Devemos interpretar da mesma maneira quando lemos: “Não procuro (somente) a minha própria vontade, e, sim, a daquele que me enviou; trabalhai, não (só) pela comida que perece mas pela que subiste para a vida eterna; não mentiste (somente) aos homens, mas a Deus; não me enviou Cristo (tanto) para batizar, mas (quanto) para pregar o evangelho; nossa luta não é contra o sangue e a carne (somente), e, sim, contra os principados . . . contra as forças espirituais do mal”, etc. (Mar. 9:37; João 5:30; 6:27; Atos 5:4; 1 Cor. 1:17; Efésios 6:12.)

Como já dissemos em outra parte, o amar e aborrecer eram usados para expressar a preferência de uma coisa a outra; assim é que ao ler, por exemplo: “Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú”, devemos compreender: preferi Jacó a Esaú. (Rom. 9:13; Deut. 21:15; João 12:25; Luc. 14:26; Mat. 10:37).

3° – Às vezes os hebreus, apesar de se referirem tão somente a uma pessoa ou coisa, mencionavam várias para indicar sua existência e relação com a pessoa ou coisa a que se referiam, como, por exemplo, ao dizer: “A arca repousou sobre as montanhas de Ararat”, o que equivale a dizer que repousou sobre um dos montes Ararat. Do mesmo modo que, ao lermos em Mateus 24:1 que “se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo”, sabemos que um deles (como intérprete do sentimento dos outros) lhe mostrou os edifícios do templo; e ao dizer (Mateus 26:8) que “indignaram-se os discípulos (pela perda do ungüento), dizendo: para que este desperdício?”, sabemos por João que foi um deles, a saber: Judas, que sem dúvida, expressando o pensamento dos demais, disse; “Para que este desperdício?” Ao dizer também. Lucas que os soldados chegaram-se a Jesus, apresentado-lhe vinagre na cruz, vimos por Mateus que foi um deles que realizou o ato. (Gên. 8:4; Juízes 12:7; Mateus 24:1; Marcos 13:1; Lucas 23:36; Mateus 27:48.)

4° – Com freqüência usavam os hebreus o nome dos pais para denotar seus descendentes, como, por exemplo, ao dizer-se (Gên. 9:25): “Maldito seja Canaã”, em lugar dos descendentes de Canaã (excetuando-se, é claro, os justos de seus descendentes). Muitas vezes usa-se também o nome de Jacó ou Israel para designar os israelitas, isto é, os descendentes de Israel. (Gên. 49:7; Salmo 14:7; 1 Reis 18,17,18.)

5° – A palavra “filho” usa-se, às vezes, como em quase todos os idiomas, para designar um descendente mais ou menos remoto. Assim é que o sacerdotes, por exemplo, se chamam filhos de Levi; Mefibosete se chama filho de Saul, embora, em realidade fosse seu neto; do mesmo modo Zacarias se chama filho de Ido, sendo seu pai Berequias, filho de Ido. E assim como “filho” se usa para designar um descendente qualquer, do mesmo modo a palavra “pai” se usa às vezes para designar um ascendente qualquer. Às vezes “irmão” se usa também quando somente se trata de um parentesco mais ou menos próximo; assim, por exemplo, chama-se Ló irmão de Abraão, embora em realidade fosse seu sobrinho. (Gên 14:12-16.) Tendo presentes tais hebraísmos, desaparecem contradições aparentes. Em 2 Reis 8:26, por exemplo, se chama a Atalia, filha de Onri, e no verso 18, filha de Acabe, sendo em realidade filha de Acabe e neta de Onri.

Além dos hebraísmos referidos, ocorrem outras singularidades na linguagem bíblica, certos quase-hebraísmos, que precisamos conhecer para a correta compreensão de muitos textos. Referimo-nos ao uso peculiar de certos números, de algumas palavras que expressam fatos realizados ou supostos e de vários nomes próprios.

Exemplos: 
1° Certos números determinados usam-se às vezes em hebraico para expressar quantidades indeterminadas. “Dez”, por exemplo, significa “vários”, como também este número exato. (Gên. 31:7; Daniel 1:20.)

“Quarenta” significa “muitos”. Persépolis era chamada “a cidade das quarenta torres”, embora o numero delas fosse muito maior. Tal é, provavelmente, também o significado em 2 Reis 8:9, onde lemos que Hazael fez um presente de 40 cargas de camelos de bens de Damasco a Eliseu. Talvez seja este também o significado em Ezequiel 29:11-13.

“Sete” e “setenta” se usam para expressar um número grande e completo, ainda que indeterminado. (Prov. 26:16,25; Salmo 119:164; Lev. 26:24). É-nos ordenado perdoar até setenta vezes sete para dar-nos a compreender que, se o irmão se arrepende, devemos sempre perdoar-lhe. Os sete demônios expulsos de Maria denotam, talvez, seu extremado sofrimento e ao mesmo tempo sua grande maldade.

2° – Às vezes usam-se números redondos nas Escrituras para expressar quantidades inexatas. Em Juízes 11:26 vemos, por exemplo, que se coloca o número redondo de 300 por 293. Compare-se também cap. 20:46, 35.

3° – Às vezes faz-se uso peculiar das palavras que expressam ação, dizendo-se de vez em quando que uma pessoa faz uma coisa, quando só a declara feita; quando profetiza que se fará, se supõe que se fará ou considera feita. Às vezes manda-se também fazer uma coisa quando só se permite que se faça.

Em Lev. 13:13 (no original), por exemplo, diz-se que o sacerdote limpa o leproso, quando apenas o declara limpo. Em 2 Cor. 3:6 lemos que “a letra (significando, a lei) mata”, quando na realidade só declara que o transgressor deve morrer.

Em João 4:1,2, diz-se que “Jesus” batizava mais discípulos que João, quando só ordenava que fossem batizados, pois em seguida lemos: “(se bem que Jesus mesmo não batizava, e, sim, os seus discípulos.)” Lemos também que Judas “adquiriu um campo com o preço da iniqüidade”, embora só fosse proveniente dele, entregando aos sacerdotes o dinheiro com que compraram dito campo. (Atos 1:16-19; Mateus 27:4-10). Assim compreendemos também em que sentido consta que “o Senhor endureceu o coração de Faraó”, ao mesmo tempo que lemos que Faraó mesmo endureceu seu coração; isto é, que Deus foi causa de seu endurecimento oferecendo-lhe misericórdia com a condição de ser obediente, porém se endureceu ele mesmo, resistindo à bondade oferecida. (Êxodo 8:15; 9:12; compare-se Rom. 9:17.)

Ao dizer o Senhor ao profeta Jeremias (1:10): “Hoje te constituo. . . para arrancares . . . para destruíres e arruinares”, etc., não o colocou Deus para executar estas coisas, mas para profetizá-las ou proclamá-las. Neste sentido também Isaías teve de tornar “insensível o coração deste endurece-lhes os ouvidos e fecha-lhes os olhos” (Isaías 6:10).

Como prova de que o idioma hebraico expressa em forma de mandamento positivo o que não implica mais que uma simples permissão, e nem sequer consentimento, de fazer uma coisa, temos em Ezequiel 20:39, onde diz o Senhor: “Ide; cada um sirva os seus ídolos agora e mais tarde”, dando-se a compreender linhas adiante que o Senhor não aprovava tal conduta. O mesmo acontece no caso de Balaão o dizer-lhe Deus: “Se aqueles homens (os príncipes do malvado Balaque) vierem chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser”; dizendo-nos o contexto que aquilo não era mais que uma simples permissão de ir e fazer um mal que Deus absolutamente não queria que o profeta o fizesse. (Núm. 22:20.) Caso semelhante temos provavelmente nas palavras de Jesus a Judas, quando lhe disse: “O que retendes fazer, faze-o depressa” (João 13:27).

4° – Na interpretação das palavras das Escrituras, é preciso ter presente também que se faz uso mui singular dos nomes próprios, designando-se às vezes diferentes pessoas com um mesmo nome, diferentes lugares com um mesmo nome e uma mesma pessoa com nomes diferentes.

Pessoas diferentes designadas com um mesmo nome. Faraó, que significa regente, era o nome comum de todos os reis do Egito desde o tempo de Abraão até à invasão dos persas, mudando-se depois o nome de Faraó pelo de Ptolomeu. Abimeleque, que significa meu pai e rei, parece haver sido o nome comum dos reis dos filisteus, como Agague, o dos reis dos amalequitas e Ben-Hadade dos sírios e o de César dos imperadores romanos. César Augusto (Lucas 2:1) que reinava ao nascer Jesus, era o segundo que levava este nome. O César que reinava ao ser crucificado Jesus, era Tibério. O imperador para o qual apelou Paulo e a quem tanto se chamava Augusto como César, era Nero. (Atos 25:21). Os reis egípcios e filisteus parecem ter tido um nome próprio além do comum, como os romanos. Assim é que lemos, por exemplo, de um Faraó Neco, do Faraó Ofra e de Abimeleque Aquis. (Veja-se o prefácio ao Salmo 34; 1 Samuel 21:11.)

No Novo Testamento se conhecem diferentes pessoas sob o nome de Herodes. Herodes o Grande, assim chamado na história profana, foi quem, sendo já velho, matou as crianças em Belém. Morto este, a metade de seu reino, Judéia e Samaria inclusive, foi dada a seu filho Arquelau; a maior parte da Galiléia, a seu filho Herodes o Tetrarca, o rei (Lucas 3:1; Mateus 2:22); e outras partes da Síria e Galiléia a seu terceiro filho Filipe Herodes. Foi Herodes o Tetrarca quem decapitou a João Batista e zombara de Jesus em sua paixão. Ainda outro rei Herodes, a saber, o neto do cruel Herodes o Grande, matou ao apóstolo Tiago, morrendo depois abandonado em Cesaréia. Foi diante do filho deste assassino de Tiago, chamado Herodes Agripa, que Festo fez Paulo comparecer. O caráter deste rei era muito diferente do de seu pai, e não confundi-los é de importância para a correta compreensão da História. Levi em Marcos 2:14 é o mesmo que Mateus. Tomé e Dídimo são uma mesma pessoa. Tadeu, Lebeu e Judas são os diferentes nomes do apóstolo Judas. Natanael e Bartolomeu são também os nomes de uma mesma pessoa.

Lugares diferentes designados com um mesmo nome. Duas cidades chamam-se Cesaréia, a saber Cesaréia de Filipe, na Galiléia, e Cesaréia situada na costa do Mediterrâneo. A esta última, porto de mar e ponto de partida para os viajantes, que saíam da Judéia para Roma, refere-se constantemente o livro dos Atos.

Também se mencionam duas Antioquias: a da Síria, onde Paulo e Barnabé iniciaram seus trabalhos e onde os discípulos pela primeira vez foram chamados de cristãos; e a da Pisídia, à qual se faz referência em Atos 13:14 e em 2 Tim. 3:11.

Também há vários lugares chamados Mispa no Antigo Testamento como o de Galeede, de Moabe, o de Gibeá e o de Judá. (Gên. 31:47-49; 1 Sam. 22:3; 7:11; Josué 15:38).

Um mesmo nome que designa a uma pessoa e a um lugar. Magogue, por exemplo, é o nome de um filho de Jafé, sendo também o nome do país ocupado pela gente chamada Gogue, provavelmente os antigos citas, hoje chamados tártaros (Ezeq. 38; Apoc. 20:8), dos quais descendem os turcos.

Uma mesma pessoa e um mesmo lugar, com nomes diferentes. Horebe e Sinai são nomes de diferentes picos de uma mesma montanha, Porém às vezes um ou outro destes nomes designa a montanha inteira.

O lago de Genesaré chamava-se antigamente Mar de Cinerete, depois Mar da Galiléia ou Mar de Tiberíades. (Mateus 4:18; João 21:1.) A Abissínia moderna se chama Etiópia e às vezes Cuxe, designando este último nome, sem dúvida, a maioria das vezes, Arábia ou Índia, Grécia chama-se tanto Javã como Grécia. (Isaías 66:19; Zac. 9:13; Dan. 8:21.) Egito chama-se às vezes, Cão, outras Raabe. (Salmo 78:51; Isaías 51:9.)

O Mar Morto se chama às vezes Mar da Planície, por ocupar a planície onde estavam as cidades de Sodoma e Gomorra; Mar do Este, em função de sua posição para o Leste, contando desde Jerusalém, e ainda Mar Salgado. (2 Reis 14:25; Gên. 14:3; Josué 12:3).

O Nilo chama-se Sibor, porém com mais freqüência o Rio, cujos nomes também às vezes designam outros rios.

O Mediterrâneo se chama às vezes o Mar dos Filisteus, que viviam em suas costas; outras, Mar Ocidental; outras, e com mais freqüência, Mar Grande. (Êxodo 23:31; Deut. 11:24; Num. 34:6,7).

A Terra Santa chama-se Canaã, Terra de Israel, Terra de Judéia, Palestina, Terra dos Pastores e Terra Prometida. (Êxodo15:15; 1 Sam. 13:19; Hebr. 11:9.)

Um cuidadoso conhecimento do referido uso peculiar dos nomes próprios não só favorece a correta compreensão das Escrituras em geral, como faz desaparecer virias contradições que a ignorância encontra em diferentes passagens bíblicas.

Fonte: HERMENÊUTICA – Regras de Interpretação das Sagradas Escrituras © EDITORA VIDA, 1968