Os presbíteros também são chamados de bispos (embora a Bíblia não utilize esse termo para designar oficiais denominacionais, como em inglês [e português]) que pastoreiam o rebanho (Atos 20.28; Efésisos 4.11; I Pedro 5.2). Em inglês [e também em português], presbíteros ou anciãos são tipicamente chamados de pastores. Isso pode ser confuso, pois, com a possível exceção de Efésios 4.11, a Bíblia não utiliza a palavra “pastor” para se referir a um cargo, mas sim para designar uma função. Um líder pastoreia o rebanho, mas não é chamado de pastor e sim de presbítero [ou ancião] ou bispo. Simplificando, esses vários termos são utilizados de forma alternada para se referir à mesma pessoa que ocupa o mesmo cargo, não diferentemente da forma como Jesus Cristo é citado ao longo do Novo Testamento por meio de diversos títulos, tais como Filho do Homem, Filho de Deus, Videira, Leão, Sumo Pastor e Cordeiro, os quais apontam todos para aspectos do seu papel como o cabeça da igreja.
Fonte: http://www.teologiapentecostal.com/
Pesquisa: Pr. Charles Maciel Vieira
Palavra e Teologia, Tudo concernente a Biblia, Teologia e vontade de Deus na vida do homem, escritos apocalipticos biblicos, arqueologia biblica e geral, Teologia Biblica e uma palhinha de Sistematica. Palavraeteologia. Word and theology, all concerning the Bible, Theology and the will of God in man's life, apocalyptic biblical writings, biblical archeology and general Biblical Theology for Systematics and a straw. Palabra y la teología,la Biblia, la Teología, escatología.
Páginas
▼
terça-feira, 22 de maio de 2012
PASTORES E DOUTORES
No texto em grego de Efésios 4.11 as duas palavras estão relacionadas. O pastor precisa ser necessariamente um mestre. A principal missão de um pastor não é construir templos, levantar ofertas, cantar no coral ou recitar poemas... A principal missão do pastor é ensinar as Sagradas Escrituras. Todo o resto pode ser feito desde que o vocacionado para o ministério pastoral não esqueça sua missão primordial. Mas nem todo mestre é pastor, como lembrava o grande mestre e pastor John Stott: “Embora todo pastor deva ser um mestre, tendo o dom de ministrar a Palavra de Deus ao povo (seja na congregação , seja a grupos ou a indivíduos) mesmo assim, nem todo mestre cristão é também um pastor”. O conselho de Paulo a Timóteo é muito vivo: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Timóteo 4.2). O pastor, também, deve ser exemplo de marido, pai e homem social (confira 1 Timóteo 3.1-7). Aliás, todo pastor deve ler atentamente as cartas de Paulo a Timóteo. Outros nomes para pastores em o Novo Testamento são: ancião, presbítero e bispo. Todos esses nomes são sinônimos para o termo “pastor”. Como resume Mark Driscoll:
Nenhum comentário:
Postar um comentário