Páginas

domingo, 20 de agosto de 2023

69ª TURMA DE CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ

 











69ª TURMA DE CAPELANIA CRISTÃ

DIA: 19/08/2023


LOCAL: IGREJA NOVA GERAÇÃO KENOSIS

LAGOMAR - MACAÉ-RJ


No sábado, dia 19/08/2023, tivemos a nossa 69ª Turma de Capelania Cristã pelo Ministério Palavra e Teologia, sendo este evento realizado na Igreja Nova Geração Kenosis, no bairro Lagomar, em Macaé-RJ, Ministério sob a direção do nosso amigo Pastor Alexsandro e Pastora Leidiane, junto com todo corpo de obreiros, que não mediram esforços para a realização deste evento, com toda logística e mobilidade. Agradecemos pelo suporte e recepção abençoadora. Tivemos neste dia Capacitação de novos Capelães, comunhão e toda a seriedade no contexto da Capelania Cristã.


Foi uma tarde e noite única, singular, com excelência na Capacitação!!!


PARABÉNS CAPELÃES!!!


Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

FLAVIO JOSEFO, O HISTORIADOR - HISTÓRIA DOS HEBREUS

 


Flávio Josefo foi um escritor e historiador judeu que viveu entre 37 e 103 d.C. Seu pai era sacerdote, e sua mãe descendia da casa real hasmoneana. Portanto, Josefo era de sangue real. Ele foi muito bem instruído nas culturas judaica e grega. Falava perfeitamente o latim — o idioma do Império Romano — e também o grego. Logo cedo, demonstrou intenso zelo religioso, filiando-se ao grupo religioso dos fariseus. Durante toda a sua vida, a sua terra e o seu povo estiveram sob o domínio romano.

Em 66 d.C, irrompeu uma revolta dos judeus contra os romanos, e Josefo foi enviado para dirigir as operações contra os dominadores, na turbulenta Galileia. Aí ele logrou algumas vitórias, mas logo foi derrotado, rendendo-se ao exército romano. Finda a guerra, foi conduzido a Roma, onde lhe conferiram a cidadania romana e também uma pensão do Estado, época em que lhe foi dado o nome romano de Flávio. Ele viveu em Roma até o fim de sua vida, escrevendo a obra que atravessaria os séculos e chegaria até nós. Depois da Bíblia, é a maior fonte de informações sobre os impérios da Antiguidade, o povo judeu e o Império Romano.

As obras de Josefo vêm sendo preservadas e divulgadas pela Igreja cristã, uma vez que os judeus até hoje consideram Josefo um oportunista, devido ao seu relacionamento com os romanos.

Qualquer estudante da Bíblia encontrará em Flávio Josefo descrições minuciosas de personagens dos Evangelhos e de Atos do Apóstolos, tais como Pilatos, os Agripas e os Herodes. A história desses personagens e inúmeros pormenores do mundo greco-romano, relatados nesta obra, receberam surpreendente confirmação com as recentes descobertas de Qunram e Massada, em Israel, as quais conferiram aos relatos de Josefo uma credibilidade ainda maior.


Fonte: História dos Hebreus - Flávio Josefo (Editora CPAD)

FIRMEZA NA ESPERANÇA - DEVOCIONAL

 


FIRMEZA DA ESPERANÇA

"recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo," (1 Tessalonicenses 1.3)


O terceiro ponto destacado aqui é a esperança firme que os irmãos tinham, esperança esta que não repousava sobre dinheiro ou alguma revolução política/econômica/religiosa. Esperança no Senhor Jesus é algo ao mesmo tempo mais profundo e mais concreto do que qualquer uma destas alternativas.

Quem tem esperança firme no Senhor não negocia seus princípios e valores quando as coisas apertam - ou afrouxam. Não se deixa levar pelo desespero de uma situação que parece não ter solução; não perde a perspectiva quando tudo fica tranquilo. A esperança firme é uma certeza, apenas ainda não concretizada. Eu costumo chamar a esperança em Cristo de "bênção pré-datada".

Querido, quando estamos firmes de fato fica tudo mais fácil. O dinheiro acaba e o desespero bate, mas o socorro e a providência do Senhor são presentes e efetivos. A saúde se corrompe mas a cura vem a galope. É a firmeza da esperança que nos mantém próximos do Pai e portanto abençoados - e abençoadores.

Agora pense comigo: conseguir ter uma firmeza que chame a atenção de um Paulo é algo que merece ser registrado. Nem todo mundo terá disciplina e consagração suficiente para chegar nisso, mas entendo que todos nós devemos tentar. Se não tentar jamais conseguiremos, mesmo que tentemos e cheguemos apenas "quase".

O fruto produzido pela esperança firme é uma vida desprendida de desespero e angústia, ainda que possa conter preocupações. O nosso desafio como corpo de Cristo é viver esta realidade mas ao mesmo tempo colocar nossos irmãos na mesma condição, semeando esperança e lutando pela firmeza.


"Pai, faz com que eu aprenda a depender de Ti a tal ponto que minha esperança seja firme no Senhor."



Mário Fernandez


AMOR ABNEGADO - DEVOCIONAL



 Amor Abnegado

"recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo," (1 Tessalonicenses 1.3)


O segundo ponto destacado nesta oração de Paulo em gratidão pela vida dos irmãos em Tessalônica fala de um tipo de amor que está muito fora de moda em nossos dias.

Abnegação significa abrir mão dos interesses próprios em detrimento dos interesses de outros, e isso se faz com um coração rendido na presença do Pai. Humanamente falando o máximo de semelhante que experimentamos é o amor dos pais pelos filhos, no qual muitas das vezes abrimos mão de confortos e até de necessidades para suprir as deles.

O amor abnegado produz frutos de vida, tal como foi com o Senhor enquanto esteve entre nós. Experimente examinar a motivação com que as coisas são feitas e será fácil verificar porque os resultados são tão diferentes. Porque muitas pessoas ajudam os pobres? Uns por culpa outros por sentimento de obrigação outros por abnegação. Uns nunca se sentem aliviados, outros cada vez arranjam mais o que fazer, outros se sentem realizados.

Frutos de vida são fundamentais para que nossas comunidades tenham edificação e unidade. Ao amar com abnegação meu irmão eu ajudo até sem merecimento, muitas vezes inclusive sabendo que vai recorrer no erro. Suprimos necessidades mesmo não tendo tanto em abundância. Emocionalmente nos expomos, sem olhar para o quanto poderemos ser ridicularizados, mas abençoamos.

Movimento prático se traduz em bênção, enquanto que falatório e pregação de regras e recomendações que nem eu sigo produzem perda de tempo e mais nada. Amor abnegado é aquele no qual meus interesses vêm depois, primeiro virá o ato de abençoar.

Paulo orava a Deus grato pela abnegação destes irmãos. Será que tem alguém lembrando de nós, eu e você, desta mesma forma ? É sempre uma boa hora para produzir mais no Reino de Deus, e o amor abnegado é um poderoso insumo para isso.


"Pai, sinto-me desafiado a amar de forma mais abnegada. Ensina-me e usa-me para que isso aconteça."


Mário Fernandez