quinta-feira, 25 de agosto de 2016

AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER - EBD


1.     Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.

2.     Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.

3.     Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações para isto.

4.     Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.

5.     Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.

6.     Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias idéias.

7.     Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.

8.     Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.

9.     Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuvens (na vontade de Deus), mas os seus pés (firmados) na terra.


10.           Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.



Fonte: Curso de Lideranças da EBD - Júlio César Zanluca

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - TÉCNICAS DO BOM LÍDER


TÉCNICAS DO BOM LÍDER:

1.      COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.
2.      DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados ("dons") na direção do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e não 2. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.
3.      INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.
4.      MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.

5.      PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.


Fonte: Curso de Lideranças da EBD - Júlio César Zanluca

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL - ESTILOS DE LIDERANÇA


ESTILOS DE LIDERANÇA:

1.  Autocrática: decide tudo sozinho. Não dá espaço para novos líderes. Exigente. Foco nos "resultados" e não nas pessoas.
2.   Democrática: não decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e não no objetivo.
3.  Volúvel: vai de acordo com a "onda". Muda o objetivo de acordo com "as novidades".
4.   Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os métodos que o objetivo.

5.  Responsável: assume a responsabilidade da liderança, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.



FonteCurso de Lideranças da EBD - Júlio César Zanluca

EVANGELICOS - 200 milhões de pessoas na América Latina em 2025


A explosão de crescimento dos evangélicos no Brasil durante a primeira década dos anos 2000 poderá entrar para a história como o início de um movimento continental, já que estudos apontam que em nove anos, a América Latina terá mais de 200 milhões de evangélicos.

Atualmente, apenas no Brasil – o maior país evangélico da América Latina – existem aproximadamente 45 milhões de cristãos filiados a denominações evangélicas.

Um estudo realizado pelo instituto Pew Research reuniu dados demográficos de países latino-americanos acumulados nas últimas décadas, e diante da constatação de que milhões de pessoas na região deixaram a tradição católica para se filiarem a igrejas evangélicas, projetou que até 2025 o número de fiéis da segunda tradição chegará a 202 milhões.

Samuel Rodriguez, presidente da Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica, afirmou ao portal Christian Today que os latinos formam a maioria dos seguidores de Cristo em todo o mundo: “Mesmo nos Estados Unidos, a maioria dos seguidores de Cristo serão de descendência latina em 2030. Esta é a nossa reforma. Há setenta anos, a maioria dos latino-americanos eram católicos”, relembrou.

Peter Wagner, presidente do Ministério Global Harvest e ex-missionário na Bolívia, destacou o surgimento de um grande número de igrejas pentecostais como fator de crescimento da Igreja Evangélica: “Muitos nunca foram treinados num seminário, muitos vêm do mundo dos negócios. Essas pessoas têm multiplicado megaigrejas nas áreas metropolitanas. Poucos são liderados por pessoas foram à escola teológica”, comentou, atribuindo seu sucesso a um mover do Espírito Santo.

O evangelista Lee Grady afirmou que há um agir de Deus alcançando toda a América Latina: “Eu ainda não conheci um lugar, dentro das grandes áreas metropolitanas de lá, que não tenha sido tocado pela efusão do Espírito Santo”, afirmou.

A editora do portal Charisma News, Jennifer LeClaire, visitou a capital da Colômbia, Bogotá, para participar de um evento pentecostal, e disse que presenciou um grande avivamento: “Mais de 25 mil pessoas adoravam a Jesus com tudo o que estava dentro delas”.

No Brasil, os próximos números que darão a dimensão da presença evangélica na sociedade serão obtidos no Censo 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e poderá apontar, segundo estimativas, que mais de 25% da população se tornou seguidora de alguma denominação protestante, seja histórica ou pentecostal.


ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ


BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ: Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo. Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças. Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostou da idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD.




Fonte: Curso de Lideranças da EBD - Júlio César Zanluca

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - SETE CONDIÇÕES PARA UMA EBD IDEAL


SETE CONDIÇÕES PARA UMA EBD IDEAL:
1)      Líderes convictos que o ensino bíblico é útil (2 Tm 3.16-17)
2)      Apoio do Pastor/demais líderes da igreja
3)      Apoio da Congregação
4)      Professores treinados e motivados
5)      Local adequado para ensino
6)      Um programa de ensino bíblico, regularmente ministrado

7)      Priorizar o aluno



Fonte: Curso de Lideranças da EBD - Júlio César Zanluca

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - BARRA DE SÃO JOÃO - 03/09/2016 - SÁBADO - CAPELANIA


CURSO CAPELANIA CRISTÃ - BARRA DE SÃO JOÃO - 03/09/2016

LOCAL: IGREJA UNIDOS PARA VENCER
PASTOR ARMANDO DOS SANTOS
PASTORA MARINEA 
RUA 15 DE NOVEMBRO, Nº854 
BAIRRO JARDIM MIRAMAR - BARRA DE SÃO JOÃO


DATA: 03 DE SETEMBRO DE 2016 - SÁBADO
HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 22 HORAS
INVESTIMENTO: R$ 70,00

OBS. LEVAR UMA FOTO 3X4 / CÓPIA DO RG E CPF / SERÁ PREENCHIDA UMA FICHA DE MATRICULA NO DIA.


APOSTILA ENCADERNADA
DIPLOMA DE CAPELÃO
ATA NOMEAÇÃO CAPELÃO
CREDENCIAL DE CAPELÃO


DIDÁTICA:
- CAPELANIA HOSPITALAR
- CAPELANIA PRISIONAL (CARCERÁRIA)
- CAPELANIA MILITAR
- CAPELANIA ESCOLAR
- DEPENDENCIA QUIMICA



MINISTRANTE: Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.
CONTATO: (22) 99746-0635


domingo, 14 de agosto de 2016

TEÓLOGO - O QUE É UM TEÓLOGO?


TEÓLOGO
 
“O que é um Teólogo? Teólogo não é simplesmente quem estuda a Bíblia. Quem estuda a Bíblia pode ser autodidata, seminarista, aluno da Escola Bíblica ou professor da Escola Bíblica. Em primeiro lugar, o Teólogo tem um compromisso com a pureza do Evangelho, compromisso com Deus e sua Palavra, a Bíblia. O Teólogo sabe que seu aprendizado é cotidiano e sua aferição é nata. O Teólogo ama a Palavra de Deus e o Autor, e também ama livros e editoras sérias. O Teólogo é uma pessoa que já ultrapassou a sistematização teológica e a teologia bíblica se tornou algo entranhado em sua alma. Em segundo lugar, o Teólogo não é um simples ou mero professor, embora o ensino esteja entranhado em si, porém é versado em ciências humanas e não pode de modo simples ser taxado de “mestre”, pois o Teólogo em seu exame científico, sendo a Teologia uma ciência, o mesmo tem em seu conhecimento: a Hermenêutica; a Exegese; Lingüística; Arqueologia; Sociologia; Filosofia; Psicologia; Psiquiatria; Capelania; Comunicação; Apologética; História; Geografia; Topografia; Economia; Antropologia; Pedagogia; Direito; Administração; Arquivologia; Arquitetura; Política (nunca confundir com "politicagem", e o conteúdo é didático à sistematização); Literatura; Letras; Sustentabilidade; Medicina (sendo as vertentes necessárias à aplicação didática); Informática; Serviço Social; Artes; Biologia; Papiloscopia, entre outras vertentes, sendo algumas vertentes de vertentes com aprendizado e aplicação sem limites. O Teólogo pode ser um helenista ou hebraísta em profundidade. Em terceiro lugar, o teólogo também está apto a dialogar com mentes pensantes, deixando de lado os “achismos” da religiosidade superficial, e as ciências exatas são âmagos necessários, onde podemos citar, por exemplo, a Física. Em quarto lugar, um Teólogo serve para exercer funções de Consultor em Faculdades, Executivo Motivacional e Organizacional, Professor, sim Professor, e assim trabalhando em Centro de Pesquisas, Faculdades, Entidades Religiosas, de Assistência Social, e etc. Uma pessoa graduada na área teológica utiliza um anel teológico com uma pedra ametista (cor roxa), e o símbolo do alfa e do ômega (do alfabeto grego). Os seminaristas aparecem “atirando” orgulho, mas o Teólogo tem de comungar na humildade e compreensão, sendo psicólogo de pessoas iletradas e com necessidades de obter conhecimento e discernimento. O Teólogo continuará estudando sempre, reciclando sempre, até o dia de sua morte ou glorificação (ler-se “arrebatamento” para os que crêem) e sempre terá a eternidade da diaconia Divina, enquanto viver”. (Pastor Charles Maciel Vieira, Doutor em Teologia)


Se for copiar algum trecho, cite o autor, para não ser Plágio, que é crime.  

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O PEDAÇO DE PÃO E O SALMO 23


Logo após a segunda grande guerra, os exércitos aliados recolheram milhares de crianças desabrigadas e famintas, e as levaram para alojamentos especiais. Ali essas crianças foram alimentadas e tratadas.

Entretanto, à noite, elas não conseguiam dormir bem. Pareciam sempre inquietas e temerosas. Por fim, um psicólogo descobriu a razão do problema e como solucioná-lo: tratava-se de insegurança. Então, eles decidiram que, quando as crianças fossem dormir, receberiam uma fatia de pão para segurarem. Aquele pedaço de pão não era para ser comido; deviam apenas segurá-lo. Se demonstrassem desejo de comê-lo, deveriam ganhar outra fatia de pão, mas aquela eles não poderiam comer.

O pedaço de pão produziu resultados miraculosos. As crianças dormiam com a certeza subconsciente de que teriam algo para comer no dia seguinte. Isto lhes proporcionava um sono tranqüilo e calmo.

No Salmo 23, Davi fala da presença deste sentimento de segurança no coração da ovelha, quando diz: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.” A ovelha sabe, instintivamente, que o pastor tem reservas para sua alimentação do dia seguinte, pois, se tem provisões para hoje, terá para o futuro também. Então, ela se deita tranquilamente, tendo na mão - falando figuradamente - o seu pedaço de pão.

Como vemos, este salmo não começa com uma petição, mas sim com uma declaração simples de um fato: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. “Não precisamos suplicar bênçãos a Deus. Roy Smoth já disse (e outros pensadores cristãos também): “Deus tem as provisões necessárias para atender às nossas necessidades, provisões estas preparadas antes mesmo que tivéssemos necessidade delas.” Antes que começássemos a sentir frio, Deus já havia estocado no subsolo o petróleo, o carvão, e o gás para que pudéssemos nos aquecer.

Ele sabia que iríamos sentir fome, e por isso, antes de criar o homem, Deus tornou fértil a terra e colocou a vida dentro de cada semente. “Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais”, disse Jesus. (Ver Mateus 6:8)


Fonte: A Psiquiatria de Deus - Charles L. Allen

Crise de refugiados leva centenas de milhares de muçulmanos a se converterem ao Evangelho


O extremismo muçulmano no Oriente Médio gerou uma verdadeira crise de refugiados, que forçados a deixar suas casas e pertences para trás, se viram diante de uma sociedade nova e diferente na Europa. No entanto, essa situação delicada representou também uma oportunidade: conhecer o Evangelho.

Nos últimos meses, o número de refugiados que abandonou o islamismo e se converteu ao Evangelho chegou às centenas de milhares, apesar de os novos convertidos saberem que essa é uma decisão que pode custar-lhes a vida.

De acordo com informações do jornal O Globo, as igrejas da Alemanha – um dos países que mais recebeu refugiados – viram o número de convertidos crescer exponencialmente, e suas celebrações dominicais voltaram a ter templos cheios.

As denominações cristãs que mais recebem ex-muçulmanos são a Luterana e Católica, e em algumas congregações, como a Igreja da Trindade, em Berlim, os novos convertidos são 80% dos fiéis.

O pastor Gottfried Martens conta que já batizou 1.200 convertidos e avalia que os refugiados desejam romper definitivamente com o passado e aumentar suas chances de integração na sociedade alemã.

A Missão Portas Abertas destaca ainda o fato de que os refugiados abandonam o islamismo após descobrirem que o que aprenderam ao longo de toda a vida não corresponde à realidade: “Eles cresceram na crença de pertencer à melhor religião do mundo, mas começaram a questionar isso depois que, em nome da religião, foram cometidos tantos atos de violência”, afirma Daniel Ottenberg, dirigente da entidade no país.

E o cenário de violência não fica, infelizmente, para trás de forma definitiva. Muitos muçulmanos fundamentalistas se dedicam a ameaçar, diariamente, os refugiados que se convertem ao Evangelho. A Portas Abertas destaca que muitos deles desistem do batismo de última hora por medo de que a família sofra retaliações em seus países de origem.

“Para os refugiados, o problema não é apenas os conflitos naturais que podem surgir entre os vindos das regiões de crise, traumatizados pela guerra e pela fuga, que vivem com frequência em abrigos lotados. O mais alarmante é o fato de que os fugitivos cristãos e de outras minorias religiosas cada vez mais são alvo da mesma perseguição e discriminação das quais eram vítimas nos seus países de origem”, lamentou Daniel Ottenberg.

“Tudo continua difícil, mas acreditar em Jesus nos ajuda a enfrentar as adversidades”, afirmou o afegão Ali Mirzace. A opinião é compartilhada pelo sírio Sava Soheili, que conheceu o Evangelho na Igreja Luterana: “Nós somos considerados kuffars, palavra que para os muçulmanos fundamentalistas significa um descrente que cometeu um grave crime religioso. Os kuffars são vistos como criminosos religiosos que merecem a pena de morte”, explicou.

Para Mostafa, iraniano, a opção pelo cristianismo é também pela liberdade individual: “Há também casos de cristãos que se convertem ao Islã, mas não há com certeza nenhum que por isso tenha sido perseguido”, contrapôs.

Outro refugiado, o iraniano Ali, reforça a versão contada há anos pelos missionários que vão ao Oriente Médio, e conta que muitos dos extremistas muçulmanos não são culpados pela imagem deturpada que têm de outras religiões: “Em muitos países muçulmanos, há um processo de lavagem cerebral. E o pior é que acreditamos mesmo em tudo o que dizem. Só quando chegamos a um país livre temos a chance de abrir os olhos e ver que os muçulmanos não são melhores do que pessoas de outras religiões”, concluiu.


SALMO 23


SALMO 23

O Senhor é meu pastor: nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da
justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da
morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás
comigo:a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus
adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu
cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me
seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei
na casa do Senhor para todo o sempre.