sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pesquisadores encontram a cópia mais antiga do Evangelho de Marcos em tumbas no Egito

Trecho do Evangelho estava em máscara funerária


A cópia mais antiga do Evangelho de Marcos foi encontrada por pesquisadores que exploravam tumbas egípcias. Testes realizados com o material apontam que o papiro data dos anos 80 a 90 d. C.

A descoberta estabelece um novo parâmetro de referência para os estudos históricos, pois a cópia mais antiga que se tinha notícia até então era datada do século II d. C.

De acordo com a agência EFE, um dos responsáveis pela descoberta é o doutor em Estudos Bíblicos Craig Evans, que acredita que alguém tenha reciclado um trecho do Evangelho, escrito em papiro – material muito caro na época – para usá-lo como uma máscara funerária.

As máscaras funerárias de papiro eram usadas pelos egípcios mais pobres, que não tinham como arcar com máscaras de ouro e outros metais preciosos.

Marcos escreveu sua versão narrativa do ministério de Jesus em Roma, na década 60 d. C., na companhia de Pedro. O pesquisador Evans acredita que a cópia do Evangelho de Marcos tenha ido parar no Egito através do sistema de correios do Império Romano.

“No Império Romano, o correio tinha a mesma velocidade de hoje em dia. Uma carta escrita em Roma podia ser lida no Egito semanas depois. Marcos escreveu seu Evangelho no final dos anos 60 d.C., portanto, era possível encontrar uma cópia no Egito 20 anos depois”, afirmou Evans.

De acordo com o pesquisador, esse trecho do Evangelho de Marcos é apenas uma das centenas de documentos que foram localizados e estão sendo analisados pela equipe de mais de 30 especialistas. Para determinar a data em que o documento foi escrito, está sendo aplicada uma técnica que inclui o uso de isótopo de carbono-14.

“Estamos recuperando antigos documentos do primeiro, do segundo e do terceiro século depois de Cristo. Não só documentos bíblicos, mas também textos gregos clássicos ou cartas pessoais”, revelou o pesquisador, destacando que foram encontrados também documentos que pertenceram ao poeta grego Homero, autor de grandes obras clássicas como “Ilíada” e “Odisseia”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/


__________________________________________________

Assim como os achados de Qunram, a cada dia a arqueologia expõe evidencias do texto bíblico. Temos a base da historicidade, dos hebraístas, dos helenistas, testes químicos de datação (ex: carbono 14), e ainda contamos com mais de 15 mil cópias antigas dos originais veterotestamentários e neotestamentários. A preciosidade não está nos “achismos”, mas nas evidências, fatos, provas palpáveis, e na excelência das mentes mais nobres da história, como Louis Pascoal e Albert Einstein, entre outros.

Pr. Charles Maciel Vieira, Dr.Th.

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 07/02/2015 - SABADO

Curso Capelania Cristã 
Ministério Palavra e Teologia
Investimento: R$ 65,00

Data: 07/02/2015 - Sábado
Horário: Das 15:30 hs às 21:30 hs

Curso totalmente interativo, com instrução, slides, vídeos, e etc.
O aluno recebe: Diploma de capelão(ã), Carteira de Capelão(ã), e Ata de Nomeação. O aluno tem de levar uma foto 3x4. Vai preencher a ficha de cadastro e precisa informar número de documentos, igreja onde é membro. 



 Conteúdo:
-Capelania Hospitalar
-Capelania Prisional
-Capelania Militar
-Capelania Escolar




Gênesis 17.1-14 - A Aliança e a Circuncisão


Gênesis 17.1-14
A aliança e a circuncisão


Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus apareceu a ele e disse:

— Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes.

Então Abrão se ajoelhou, encostou o rosto no chão, e Deus lhe disse:

— Eu faço com você esta aliança: prometo que você será o pai de muitas nações. Daqui em diante o seu nome será Abraão e não Abrão, pois eu vou fazer com que você seja pai de muitas nações. Farei com que os seus descendentes sejam muito numerosos, e alguns deles serão reis. A aliança que estou fazendo para sempre com você e com os seus descendentes é a seguinte: eu serei para sempre o Deus de você e o Deus dos seus descendentes. Darei a você e a eles a terra onde você está morando como estrangeiro. Toda a terra de Canaã será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles.

Deus continuou:

— Você, Abraão, será fiel à minha aliança, você e os seus descendentes, para sempre. Pela aliança que estou fazendo com você e com os seus descendentes, todos os homens entre vocês deverão ser circuncidados. A circuncisão servirá como sinal da aliança que há entre mim e vocês. De hoje em diante vocês circuncidarão todos os meninos oito dias depois de nascidos, e também os escravos que nascerem nas casas de vocês, e os que forem comprados de estrangeiros. Tanto uns como outros deverão ser circuncidados, sem falta. Esse será um sinal que vai ficar no seu corpo para mostrar que a minha aliança com vocês é para sempre. Quem não for circuncidado não poderá morar no meio de vocês, pois não respeitou a minha aliança.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gênesis 16.1-16 Agar e Ismael


Gênesis 16.1-16
Agar e Ismael
 

Sarai, a mulher de Abrão, não lhe tinha dado filhos. Ela possuía uma escrava egípcia, que se chamava Agar. Um dia Sarai disse a Abrão:

— Já que o SENHOR Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos.

Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona. Aí Sarai disse a Abrão:

— Por sua culpa Agar está me desprezando. Eu mesma a entreguei nos seus braços; e, agora que sabe que está grávida, ela fica me tratando com desprezo. Que o SENHOR Deus julgue quem é culpado, se é você ou se sou eu!

Abrão respondeu:

— Está bem. Agar é sua escrava, você manda nela. Faça com ela o que quiser.

Aí Sarai começou a maltratá-la tanto, que ela fugiu. Mas o Anjo do SENHOR a encontrou no deserto, perto de uma fonte que fica no caminho de Sur, e perguntou:

— Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo?

— Estou fugindo da minha dona — respondeu ela.

Então o Anjo do SENHOR deu a seguinte ordem:

— Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo.

E o Anjo do SENHOR disse também:



“Eu farei com que o número

dos seus descendentes seja grande;

eles serão tantos, que ninguém

poderá contá-los.

Você está grávida, e terá um filho,

e porá nele o nome de Ismael,

pois o SENHOR Deus ouviu o seu grito de aflição.

Esse filho será

como um jumento selvagem;

ele lutará contra todos,

e todos lutarão contra ele.

E ele viverá longe de todos

os seus parentes.”



Então Agar deu ao SENHOR este nome: “O Deus que Vê.” Isso porque ele havia falado com ela, e ela havia perguntado a si mesma: “Será verdade que eu vi Aquele que Me Vê?” É por isso que esse poço, que fica entre Cades e Berede, é chamado de “Poço Daquele que Vive e Me Vê”.

Agar deu um filho a Abrão, e ele pôs no menino o nome de Ismael. Abrão tinha oitenta e seis anos quando Ismael nasceu.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gênesis 14.17-24 - Melquisedeque abençoa Abrão


Gênesis 14.17-24
Melquisedeque abençoa Abrão

Depois de haver derrotado Quedorlaomer e os outros reis, Abrão estava voltando para casa quando o rei de Sodoma foi encontrar-se com ele no vale de Savé, também chamado de vale do Rei. E Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho. Melquisedeque abençoou Abrão, dizendo:



“Abrão seja abençoado

pelo Deus Altíssimo,

que criou o céu e a terra!

Seja louvado o Deus Altíssimo,

que entregou os inimigos de você

nas suas mãos!”



Aí Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta.

Depois o rei de Sodoma disse a Abrão:

— Fique com as coisas e me devolva somente as pessoas.

Mas Abrão respondeu:

— Eu levanto a mão diante do SENHOR, o Deus Altíssimo, criador do céu e da terra, e juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália. Assim você nunca poderá dizer: “Eu fiz com que Abrão ficasse rico.” Não quero nada para mim, a não ser a comida que os meus empregados comeram. Mas os meus aliados Aner, Escol e Manre podem ficar com a parte deles.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Salmo 63 - Sede espiritual


Salmo 63
Sede espiritual


Ó Deus, tu és o meu Deus;

procuro estar na tua presença.

Todo o meu ser deseja estar contigo;

eu tenho sede de ti

como uma terra cansada,

seca e sem água.

Quero ver-te no Templo;

quero ver como és poderoso e glorioso.

O teu amor é melhor

do que a própria vida,

e por isso eu te louvarei.

Enquanto viver,

falarei da tua bondade

e levantarei as mãos a ti em oração.

As tuas bênçãos

são como alimentos gostosos;

elas me satisfazem,

e por isso canto alegremente

canções de louvor a ti.



Quando estou deitado,

eu lembro de ti.

Penso em ti a noite toda

porque sempre me tens ajudado.

Na sombra das tuas asas

eu canto de alegria.

A tua mão direita

me segura bem firme,

e eu me apego a ti.



Porém aqueles que me querem matar

descerão para o mundo dos mortos.

Eles serão mortos na batalha,

e os corpos deles serão comidos

pelos animais selvagens.

Mas o rei se alegrará

porque Deus lhe dá a vitória.

Os que fazem promessas

em nome de Deus se alegrarão,

mas a boca dos mentirosos

será fechada.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gênesis 14.1-16 Abrão liberta Ló


Gênesis 14.1-16
Abrão liberta Ló

Nesse tempo Anrafel era rei de Sinar, Arioque era rei de Elasar, Quedorlaomer era rei de Elão, e Tidal era rei de Goim. Esses quatro fizeram guerra contra os seguintes reis: Bera, de Sodoma; Birsa, de Gomorra; Sinabe, de Admá; Semeber, de Zeboim; e contra o rei de Bela, cidade que também se chamava Zoar. Esses cinco reis juntaram os seus exércitos no vale de Sidim, onde fica o mar Morto. O rei Quedorlaomer os havia dominado por doze anos, mas no décimo terceiro ano eles se revoltaram contra ele. No décimo quarto ano Quedorlaomer e os seus aliados derrotaram os refains em Asterote-Carnaim, os zuzins em Hã, os emins em Savé-Quiriataim e os horeus nas montanhas de Seir, perseguindo-os até El-Parã, onde começa o deserto. Depois voltaram até Cades, que naquele tempo se chamava En-Mispate. Eles arrasaram a terra dos amalequitas e derrotaram os amorreus que viviam em Hazazão-Tamar. Então os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Bela saíram com os seus exércitos para o vale de Sidim a fim de lutar contra os reis de Elão, de Goim, de Sinar e de Elasar. Eram quatro reis contra cinco. Acontece que o vale de Sidim era cheio de buracos em que havia piche; e, quando tentaram fugir da batalha, os reis de Sodoma e de Gomorra caíram nesses buracos. Mas os outros reis fugiram para as montanhas. Os quatro reis pegaram todo o mantimento e os objetos de valor que havia em Sodoma e em Gomorra e foram embora. Ló, o sobrinho de Abrão, vivia em Sodoma e por isso também foi levado como prisioneiro. E levaram também tudo o que era dele.

Mas um homem escapou e foi contar tudo a Abrão, o hebreu, que morava perto das árvores sagradas que pertenciam a Manre, o amorreu. Manre e os seus irmãos Escol e Aner eram aliados de Abrão. Quando Abrão ficou sabendo que o seu sobrinho tinha sido levado como prisioneiro, reuniu os seus homens treinados para a guerra, todos eles nascidos na sua casa. Eram trezentos e dezoito ao todo. Abrão foi com eles, perseguindo os quatro reis até a cidade de Dã. Ali Abrão dividiu os seus homens em dois grupos, atacou os inimigos de noite e os derrotou. Ele continuou a persegui-los até Hoba, que fica ao norte da cidade de Damasco, e trouxe de volta tudo o que os inimigos haviam levado. Abrão trouxe também o seu sobrinho Ló, e tudo o que era dele, e também as suas mulheres, e o resto da sua gente.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gênesis 13.1-18 Promessa de Deus a Abrão


Gênesis 13.1-18
Promessa de Deus a Abrão  

Abrão saiu do Egito com a sua mulher e com tudo o que tinha e foi para o sul de Canaã. E Ló, o seu sobrinho, foi com ele. Abrão era muito rico; tinha gado, prata e ouro. Ele foi de um lugar para outro até chegar à cidade de Betel; e dali foi para o lugar que fica entre Betel e Ai, onde já havia acampado antes. Abrão chegou ao altar que ele havia construído e adorou a Deus, o Senhor.

Ló, que ia com Abrão, também levava ovelhas, cabras, gado, empregados e a sua família. Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais. Por isso os homens que cuidavam dos animais de Abrão brigavam com os que tomavam conta dos animais de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus ainda estavam vivendo ali. Um dia Abrão disse a Ló:

— Nós somos parentes chegados, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. Vamos nos separar. Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda.

Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do Senhor ou como a terra do Egito. O vale era assim antes de o Senhor haver destruído as cidades de Sodoma e de Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e foi na direção leste. E assim os dois se separaram. Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar a Sodoma, onde vivia uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o Senhor.

Depois que Ló foi embora, o Senhor Deus disse a Abrão:

— De onde você está, olhe bem para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo. Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes. Agora vá e ande por esta terra, de norte a sul e de leste a oeste, pois eu a darei a você.

Assim, Abrão desarmou o seu acampamento e foi morar perto das árvores sagradas de Manre, na cidade de Hebrom. E ali Abrão construiu um altar para Deus, o Senhor.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gênesis 12.10-20 Abrão no Egito


Gênesis 12.10-20
Abrão no Egito

Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito. Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:

— Escute! Você é uma mulher muito bonita, e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.

Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei.

Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Mas, por causa de Sarai, o Senhor Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis. Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:

— Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher? Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!

Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gênesis 12.1-9 Deus chama Abrão


Gênesis 12.1-9
Deus chama Abrão


 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão:

— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o SENHOR havia ordenado. E Ló foi com ele. Abrão levou a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã. Quando chegaram a Canaã, Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré. Naquele tempo os cananeus viviam nessa região. Ali o SENHOR apareceu a Abrão e disse:

— Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.

Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o SENHOR, pois ali o SENHOR havia aparecido a ele. Depois disso Abrão foi para a região montanhosa que fica a leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento. Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Também nesse lugar Abrão construiu um altar e adorou o SENHOR. Dali ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã.


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Novo ataque do Boko Haram mata mais 200; Pastor desabafa: “Mundo só assiste o massacre”


O pastor nigeriano Samson Ayokunle, presidente da Convenção Batista da Nigéria (NBC) desabafou a respeito da situação dos cristãos do país, que vem sendo massacrados pelos extremistas muçulmanos do Boko Haram.

“A mesma seriedade com que está se intervendo contra os ataques do Estado Islâmico (ISIS) na Síria e no Iraque, ou com os problemas causados pelo Talibã no Afeganistão não está sendo demonstrado no caso da Nigéria […] O mundo assiste cristãos morrerem como animais”, lamentou Samson, criticando a falta de ação dos governos de outros países para combater o extremismo na região.

O grupo terrorista tem perpetrado ataques que resultam na morte de centenas de pessoas com frequência bastante alta, e a maioria das vítimas é de cristãos. No último domingo, 25 de janeiro, os extremistas atacaram mais uma cidade, deixando pelo menos 200 mortos, segundo informações da BBC.

Na investida contra Maiduguri, o Boko Haram concentrou o ataque no entorno de um quartel e colocou o Exército nigeriano para correr: “Nossos soldados inicialmente repeliram os terroristas, mas eles mobilizaram mais combatentes e voltaram com força total. Eles oprimiram nossas tropas, obrigando-as a retirarem-se”, disse um dos soldados ouvidos pela emissora britânica.

Por causa da dimensão que o poderio bélico do Boko Haram vem tomando, o desabafo do pastor Samson se torna ainda mais dramático. “Não importa para o resto do mundo se Boko Haram continua a matar centenas de pessoas todas as semanas? São essas pessoas menos humanas do que aqueles que estão sendo mortos em outro lugar? O meu povo está sendo morto como animais e todo o mundo está apenas assistindo”, disparou o presidente da Convenção Batista.

“A situação é patética. A principal meta em todos estes ataques são primeiro os cristãos, ou qualquer outro grupo que se oponha a eles. Em qualquer cidade que entrarem, depois de matar os cristãos, eles destroem todas as igrejas. Grandes cidades cristãs, como Gwoza e Mubi, estão sob o poder deles. Cristãos das cidades de Michika e Baga estão fugindo”, acrescentou na entrevista à Baptist World Alliance.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Igreja Católica inicia processo de beatificação de surfista carioca conhecido como “Anjo Surfista”


Na última terça-feira (20), foi iniciado o processo de beatificação do seminarista e surfista carioca Guido Schäffer. As relíquias do jovem foram apresentadas à comunidade durante missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta, no Santuário de São Sebastião, na Tijuca. Guido era conhecido como o “Anjo surfista”.

– Guido era um típico carioca e um grande médico com ideais impressionantes. Ele contagiava a todos com o seu exemplo, alegria e fé – afirmou disse o vigário da paróquia, padre Jorge Luiz Neves Pereira, conhecido como padre Jorjão.

A afirmação do padre Jorjão sobre os ideais do seminarista foram feitas em entrevista à imprensa, na noite de lançamento do seu livro “Guido – Mensageiro do Espírito Santo”, no dia 19 de janeiro.

Segundo a agência ACI digital, a abertura do processo canônico de Schäffer aconteceu no dia 17 de janeiro, durante a Trezena de São Sebastião. O ‘Nihil Obstat’, que atesta a inexistência de impedimento para a abertura do processo de beatificação, foi dado à Arquidiocese do Rio pela Congregação para a Causa dos Santos, no final do ano passado.

Biografia de Guido Schäffer
Guido nasceu em 22 de maio de 1974, na cidade de Volta Redonda, RJ, Brasil, filho de Guido Manoel Vidal Schäffer e de Maria Nazareth França Schäffer. Desde o nascimento residiu com os pais na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana.

Sua vocação ao sacerdócio surgiu quando já era médico, ao meditar o Evangelho de Lucas: “A estas palavras, Jesus falou: Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me.” (Lc 18, 22).

O seminarista Guido faleceu no dia 01 de maio de 2009, com trinta e quatro anos de idade, quando faltava aproximadamente 1 ano para se tornar padre. O jovem médico foi vítima de uma contusão na nuca que gerou desmaio e afogamento, enquanto surfava, na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Segundo alguns amigos, Guido já havia revelado que se pudesse escolher gostaria de morrer no mar, onde sentia a presença de Deus a lhe falar na natureza.

Padre responde porque a Igreja Católica não permite o casamento de pessoas “inválidas”


O sacramento do matrimônio é cercado de dogmas e regras em todas as tradições religiosas, inclusive entre as diferentes vertentes do cristianismo. Muitas dessas regras são motivos de polêmica e, muitas vezes, não são compreendidas pela maioria das pessoas. Entre tais regras que motivam polêmica está a da Igreja Católica em não permitir o casamento de uma pessoa “inválida” ou impotente sexualmente.

Em um artigo no site Aleteia, o padre Francesco Romano, professor de Direito Canônico, respondeu a um questionamento sobre o assunto, baseado no fato de recentemente o bispo de Viterbo ter negado a um casal de noivos a possibilidade de casar-se pela Igreja depois que o noivo ficou inválido devido a um acidente.

Em sua resposta, o principal argumento apontado pelo professor é o entendimento do casamento pela Igreja Católica, não como apenas uma união por amor, mas como um “consórcio íntimo de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole”.

– O amor natural é uma realidade psicológica muito importante, poderíamos dizer prévia, mas indeterminada, não qualificável nem quantificável. O casamento, de fato, nasce e se funda não sobre um genérico sentimento volúvel, mas sobre o consenso como ato de vontade que duas pessoas manifestam – afirmou Romano.

– Em outras palavras, o casamento não pode depender somente de um sentimento natural como o amor, bastante volúvel e imprevisível por natureza – completou, ressaltando que para os cristãos, o casamento “é um sacramento que transforma os esposos em sinal e participação do mistério de unidade e amor fecundo entre Cristo e a Igreja”.

O padre citou ainda o Código de Direito Canônico para explicar que, por meio do pacto conjugal, os esposos manifestam seu consentimento, ou seja, “constituem entre si o consórcio íntimo de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole”.

– Este “consórcio”, como ato voluntário, que o diferencia da união de fato, não tem somente uma extensão temporal, mas expressa o envolvimento total dos dois cônjuges em todas as suas dimensões comunicáveis, tanto no âmbito psicológico como físico, até tornar-se “uma só carne”, de maneira irreversível, até a morte – explica o padre Francesco Romano.

Citando novamente o Código de Direito Canônico, o padre explica que a impotência sexual, de qualquer natureza, “impede a pessoa de realizar a união sexual conjugal”.

– A incapacidade de realizar o ato conjugal impede, além disso, de assumir os atos idôneos para a procriação, à qual, por natureza, o casamento é ordenado – explica o religioso.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/

MATEUS 19.24 - É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus

"Depois de tanta interpretação errônea e achismos, depois de tantos papagaios de pirata que falam o que ouvem dos outros, agora tenho que fazer minha parte. Eu ensino aos alunos da faculdade que tudo tem de ter fonte, origem. O pessoal parece que gosta de achismos somente. Ah, também falo pro pessoal aprender a ler alguma coisa em espanhol. Ao invés de ficar repetindo o que os outros falam, procure a fonte do que está sendo falado". (Pr. Charles Maciel Vieira, Dr.Th.)



1ª FONTE

Livro: Comentario al Nuevo Testamento: El Evangelio según San Mateo
Autor: William Hendriksen
Editora: Libros Desafío
Ano: 2007
Idioma: Espanhol

Conteúdo: 
El joven “tenía muchas posesiones”. El las tenía; ellas lo tenían a él, lo tenían firmemente asido. En conexión con este hecho, nótese la continuación: 23, 24. Y Jesús dijo a sus discípulos: Os digo en verdad, será difícil que un rico entre en el reino de los cielos. También os digo: es más fácil para un camello pasar por el ojo de una aguja que para un rico entrar en el reino de Dios. Acerca de la solemne introducción, véase sobre 5:18; en cuanto al significado del concepto “reino de los cielos” o “reino de Dios”, véase sobre 4:23; 13:43. Una comparación de los vv. 23, [p 764] 24 con el v. 25 muestra que los discípulos entendían que “entrar en el reino” significaba “ser salvo”. Otro equivalente cercano, como muestra el v. 16, es “obtener la vida eterna”. Por lo tanto, con gran énfasis Jesús está diciendo que “un rico con dificultad entrará en el reino de los cielos” (así literalmente). ¿Difícil? Sí, tan difícil que será aun “imposible”. Nótese el arreglo gradual hacia un clímax del pensamiento en los vv. 23, 24. Por supuesto, es enteramente imposible para un camello pasar por el ojo de una aguja. Sin embargo, aun esto, dice Jesús, imposible como es, sería más fácil que para un rico entrar en el reino de Dios.694 Para explicar lo que Jesús quería decir es inútil e injustificado tratar de cambiar “camello” por “cable”—véase sobre 23:24 donde se quiere decir un camello verdadero—o definir “el ojo de la aguja” como la puerta estrecha de la ciudad, puerta que según este razonamiento sólo permitía el paso del camello de rodillas y sin carga. Tales  “explicaciones” (¿?), aparte de ser objectables desde un punto de
vista lingüístico, se esfuerzan por hacer posible lo que Jesús declaró específicamente que era imposible. El Señor quiere decir claramente que es imposible para un rico, por su propio poder, tratar de abrirse paso o introducirse al reino de Dios. ¡Tan poderoso es el dominio que la riqueza tiene sobre el hombre natural! Lo tiene sujeto con su hechizo, y de este modo se le impide obtener la actitud de mente y corazón que se necesita para entrar en el reino de Dios. Véase sobre 6:24; cf. 1 Ti. 6:10. Hay que notar que Jesús habla en términos absolutos con un propósito. Un momento antes usamos la expresión “por su propio poder”. Aunque en vista del v. 26 no es necesario retractarse de esta calificación, hay que señalar que aquí en el v. 24 Jesús no califica de este modo su afirmación.


2ª FONTE

Livro: Comentário do Novo Testamento
Autor: William Barclay
Idioma: Portugues

Conteúdo:
O caso do jovem rico iluminou em forma vívida e trágica o perigo das riquezas; aqui vemos um homem que tinha pronunciado um grande rechaço porque tinha muitas posses. Jesus passa a sublinhar esse perigo. "É difícil", disse, "que um homem rico entre no reino dos céus." Usou um símile muito eloqüente para ilustrar quão difícil seria. Disse que era tão difícil que um rico entrasse no reino dos céus quanto um camelo passar pelo fundo de uma agulha.

Deram-se diferentes interpretações destas palavras de Jesus. O camelo era o maior animal que os judeus conheciam. Afirma-se que nas cidades muradas costumava haver duas portas. A porta principal pela qual passava todo o comércio e o trânsito, junto a ela costumava haver uma porta baixa e estreita. Quando se fechava a porta principal, era fechada com ferrolhos e se montava guarda durante toda a noite, e a única forma de entrar na cidade era pela porta pequena pela qual nem sequer as pessoas podiam passar de pé. Diz-se que às vezes se chamava essa porta de "o olho da agulha". De maneira que nessa imagem Jesus diz que é tão difícil para um rico entrar no reino dos céus como para um camelo passar por essa porta pequena, pela qual somente os homens podiam passar.

Há outra sugestão, que é muito atrativa. A palavra grega para camelo é kamelos; a palavra grega para o cabo de um casco de navio é kamilos. No grego posterior os sons vocálicos costumavam perder suas diferenças agudas e se aproximavam uns dos outros. Nesse grego haveria uma diferença apenas perceptível entre o som do i e o do e, ambos se pronunciariam como i. De maneira que Jesus pôde haver dito que seria tão difícil para um rico entrar no reino dos céus como tentar enfiar uma agulha com o cabo de um navio. Trata-se de uma imagem muito eloqüente.

Mas o mais provável é que Jesus tenha empregado a imagem em seu sentido literal, e que dissesse que era tão difícil um homem rico entrar no reino como um camelo passar pelo fundo de uma agulha.


3ª FONTE

Livro: Comentário Bíblico Beacon - 6 - Mateus a Lucas
Autor: Ralph Earle / A. Elwood Sanner / Charles L. Childers
Editora: CPAD
Ano: 2006 / 1ª Edição
Idioma: Português

Conteúdo:
Mais uma vez Jesus fez uso de uma hipérbole - uma afirmação exagerada para alcançar o efeito desejado. A tentativa de mudar a palavra camelo (24) para corda - como faz George Lamsa, baseado em um suposto original em aramaico - ou a tentativa de aumentar o fundo da agulha para uma pequena porta no muro de Jerusalém, são equivocadas. Devemos aceitar essa passagem exatamente como está escrita. O Talmude judaico usa a figura de um elefante passando pelo buraco de uma agulha para expressar a idéia de uma coisa impossível. Jesus fez a mesma coisa aqui.



4ª FONTE

Livro: Comentário Mateus e Marcos
Autor: A.T. Robertson
Editora: CPAD
Ano: 2011 / 1ª Edição
Idioma: Português


Conteúdo:
19.24. E mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha
(eÚKOuúxepóv koziv KqariA.ov 5ux Tpwrpauoç pcajúôoç ôieÀGeiv 25). É lógico que por meio dessa comparação, quer seja um provérbio oriental quer não, Jesus deseja expressar o impossível. Os esforços para explicá-lo como algo possível estão fadados ao erro, quer se refira à amarra de um navio, KcqjiÀov, ou pacj) íç como um desfiladeiro estreito, quer uma porta de entrada que os camelos têm de ajoelhar-se para passar. Jesus diz incisivamente que se tratava de algo “impossível” (Mt 19.26). Os judeus no Talmude babilónico têm um provérbio que diz que nem em seus sonhos o homem viu um elefante passar pelo orifício de uma agulha.26 O Alcorão fala sobre os ímpios acharem as portas do céu fechadas “até que um camelo passe pelo orifício de uma agulha”. O Alcorão, porém, copia muitas das alusões bíblicas. A palavra grega para “agulha” comum é pacfáç. Lucas 18.25 emprega PeA.óvr|, o termo médico para referir-se a uma agulha cirúrgica, e não ocorre em outro lugar do Novo Testamento.

_______________________________________

Observação: "Tudo o que um professor, preletor, pregador, ministrante, pastor, FALAR, é importantíssimo que tenha a fonte, que seja citada a fonte, a origem" Pr. Charles Maciel Vieira


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Salomão Luiz Ginsburg - A Maçonaria no meio evangelico

Salomão Luiz Ginsburg


Biografia

Judeu convertido ao cristianismo, saíu da sua terra natal para a Inglaterra, onde foi evangelizado. Seu pai, um rabino ao saber da decisão do filho o deserdou. Foi residir num lar para judeus convertidos, onde aprendeu o ofício da tipografia. Sentindo o chamado missionário preparou-se. Inicialmente foi para Portugal, como missionário da Igreja Congregacional. Teve que se retirar dali ao escrever um folheto polêmico, acusando a Igreja Católica Romana.

Chegou ao Brasil, onde conheceu o missionário Zacarias Clay Taylor, que o convenceu de que os batistas realizavam o verdadeiro batismo bíblico, batizou-se nessa denominação. Foi nomeado pela Foreing Mission Board, ou Junta de Richmond, como é conhecida em 1891.

Casou-se em 1893 com Emma Morton Ginsburg, também missionária norte-americana, com quem teve seis filhos.

Viveu em Niterói, Campos, São Fidélis, Pernambuco e finalmente São Paulo. Em 1891, criou o Cantor Cristão, hinário das Igrejas Batistas no Brasil. Fundou o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, localizado na cidade de Recife (PE) e foi secretário da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.

Em 1894 fundou o jornal As Boas Novas.

Foi preso em 9 de janeiro de 1894 na cidade de São Fidélis ao pregar o evangelho, mas depois de 10 dias foi solto. Nesta cidade atualmente existem mais de trinta igrejas batistas.

Em 8 de abril de 1902, em Maceió, traduziu o hino Uma barca naufragando, quem lhe valerá? que faz parte do Cantor Cristão.

Em 1902 fundou a Igreja Batista de Penedo, em Penedo - Alagoas

Em 1905, Fundou a Igreja Batista do Cordeiro e depois a Igreja Batista Imperial.

Em 1912, chegando a Londres, vindo de Lisboa, reservou passagem para Nova Iorque. Algumas viagens foram suprimidas, restando a Ginsburg escolher entre viajar no Majestic, no dia 2 de abril ou Titanic no dia 10 de abril.

O desejo de embarcar no Titanic era grande, mas resolveu antecipar sua ida para Nova Iorque. Viajando num navio bem modesto, Ginsburg chegou a Nova Iorque em 15 de abril, naquele domingo trágico.

Foi maçom, sendo fundador da Loja Maçônica Auxílio à Virtude, na cidade de São Fidélis.1

Faleceu em 1927, deixando escrita a sua biografia num livro chamado Um Judeu Errante no Brasil, publicado pela JUERP em 1932, traduzido pelo pastor Manuel Avelino de Souza.

_____________________________________

 Famoso por ter criado o Cantor Cristão, Salomão Ginsburg - missionário batista fundador de inúmeras igrejas em território brasileiro - está em Jacobina, no centro norte baiano. É final do século XIX e a reação católica aos protestantes é extremamente hostil. Enquanto prega, uma multidão armada com punhais cerca o dedicado missionário. Salomão ora pedindo livramento a Deus e um pensamento lhe vem de súbito: “Seria possível que naquele lugar houvesse um irmão maçom?”. Sem pensar duas vezes este ilustre maçom protestante faz o sinal da maçonaria e alguns homens o cercam, conduzindo-o a uma das melhores residências da cidade. Ufa!

Este é apenas um caso de ajuda maçônica relatado por Salomão Ginsburg em seu livro “Um judeu errante no Brasil”, publicado pela JUERP (dê uma olhada nas páginas 82, 83 e 110). Os maçons, liberais e progressistas, viram o protestantismo como um ótimo instrumento contra o poder da igreja católica, considerada conservadora e atrasada. Como fez com os templários, a igreja católica logo tratou de demonizar os maçons, artifício que também foi utilizado por evangélicos em relação aos dois primeiros. A influência maçônica entre os protestantes foi tão significativa que em 1903 ocorreu um cisma na igreja presbiteriana.

_______________________________________________

Nasceu Shalomo Ludwig Ginsburg (registro no Cemitério Protestante de São Paulo) em 6 de agosto de 1867, num povoado próximo de Suwalki, na Polônia sob o domínio do Império Russo, do Tzar Nicolau I. O seu pai era judeu nascido na Polônia, exercendo o oficio de rabino, enquanto sua mãe, filha de judeus alemães, era natural de Koenigsberg (Alemanha). No Brasil aportuguesou o nome para Salomão Luiz Ginsburg, com o qual passou à historia dos batistas, no Brasil e no mundo.

Ginsburg organizou a Igreja Batista de Macaé (RJ), em 13 de maio de 1898.





Fonte: http://pt.wikipedia.org
Fonte: http://numinosumteologia.blogspot.com.br
Fonte: http://www.museubatistadosertao.org/past_salomaoLuis.html

sábado, 10 de janeiro de 2015

Transtorno do pânico: como lidar com essa situação? - Ser Saudável


O Ser Saudável deste sábado é dedicado ao transtorno do pânico, um mal que atinge cada vez mais brasileiros. Com sintomas inicialmente confundidos com os de algum problema cardíaco, o transtorno tem no diagnóstico um dos grandes desafios. O tratamento e o retorno ao convívio social também são situações difíceis para quem sofre com o problema. 
Para falar do assunto, os médicos especialistas em Saúde da Família, Camila Furtado de Souza e Enrique Barros apresentadores do programa, conversam com a doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gisele Gus, e também com a doutora em Psquiatria pela Faculdade de Medicina da UFRGS, Elizeth Heldt. 

Para ilustrar a temática, o Ser Saudável apresenta o caso de duas mulheres acompanhadas pelos médicos que apresentam o programa, ambas diagnosticas com o transtorno do pânico: Silvana Ponzecchi, 47 anos, que descobriu o problema em 2005, depois de enfrentar episódios frequentes e intensos de ansiedade, e Fernanda Preussler, 32 anos, que trata o transtorno há mais de três anos. 

O programa vai mostrar que o transtorno pode ser confundido com outro problema, como a depressão. Aliás, esse foi o caso de Silvana, cujos primeiros sintomas vieram acompanhados de falta de ar e sensação de perseguição. Com acompanhamento médico, ela conseguiu reverter o quadro. Mas ainda precisa ficar atenta, pois qualquer situação de impacto emocional mais forte pode deixá-la vulnerável ao retorno da doença, como ocorreu quando perdeu a mãe e os sintomas reapareceram.  

Já Fernanda teve a primeira crise enquanto dirigia seu carro. Com medo de bater o veículo ou mesmo se perder, com o tempo ela parou de dirigir. O transtorno fez com que ela pedisse demissão do trabalho ao ser comunicada que teria de viajar. Para superar os problemas causados pelo transtorno, ela faz tratamento medicamentoso e com terapia cognitiva comportamental. 

O programa Ser Saudável é uma produção da TV Unisinos (RS).


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CURSO CAPELANIA CRISTÃ - MACAÉ-RJ - 07/02/2015 - SABADO

Curso Capelania Cristã
Investimento: R$ 65,00


Data: 07/02/2015 - Sábado
Horário: Das 15:30 hs às 21:30 hs

Curso totalmente interativo, com instrução, slides, vídeos, e etc.
O aluno recebe: Diploma de capelão(ã), Carteira de Capelão(ã), e Ata de Nomeação.


 Conteúdo:
-Capelania Hospitalar
-Capelania Prisional
-Capelania Militar
-Capelania Escolar